David Julius – Luso-sul-africano com “enorme pulmão”

David Abraam Julius nasceu a 8 de Janeiro de 1932 em Joanesburgo – África do Sul. Médio bem dotado fisicamente, tanto atuava pela meia direita como pela meia esquerda. Algumas vezes foi ainda defesa e outras médio ofensivo – a polivalência era um dos seus trunfos.

Em Julho e Agosto de 1954 o Sporting fez uma longa digressão por África que incluiu um jogo na África do Sul. A partir daí David Julius ficou “apaixonado” pelas cores verde e branca e não descansou enquanto não deixou a profissão de motorista e o futebol (que estava dividido entre associações brancas, mestiças, negras e indianas e todas proibidas de jogar entre si) no seu país e partiu para Portugal…

Chegou ao Sporting (foi um dos 2 primeiros futebolistas sul-africanos a jogar oficialmente em clubes doutros continentes – a par de Steve Mokone no Cardiff City) no Verão de 1957 e logo mereceu a confiança do técnico Enrique Fernández. Estreou-se oficialmente no dia 8 de Setembro num Sporting-FC Porto (3-0) a contar para a 1ª jornada do Campeonato Nacional. Marcou pela 1ª vez a 26 de Janeiro de 1958 no Sporting-Torreense (6-1) para a mesma competição.

Nessa 1ª época atuou preferencialmente como médio-direito, mas a partir da temporada seguinte, com a ascensão de Fernando Mendes, passou a ocupar um lugar sobre a esquerda. Até 1960/61 foi sempre titular, mas a partir daí, com o surgimento de Péridis e José Carlos, passou a jogar menos vezes.

Alinhou pela última vez numa deslocação à CUF (0-4) a 10 de Novembro de 1963. Nessa sua última temporada pelo clube marcou presença, sempre como titular, na eliminatória a 3 jogos frente à Atalanta que o Sporting ultrapassou e significou o início da epopeia vitoriosa na Taça das Taças.

Esteve um total de 7 épocas no Sporting realizando 144 jogos oficiais e marcando 10 golos. Conquistou uma Taça das Taças, 2 Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal.

Naturalizado português, chegou a ser  4 vezes internacional por Portugal. Aliás, a par do brasileiro Lúcio (que também jogava no Sporting), foi o 1º estrangeiro naturalizado a atuar pela nossa Seleção, o que aconteceu no dia 27 de Abril de 1960 na Alemanha (1-2).

Post to Twitter

Deixe o seu comentário