Careca – Sousa Cintra chamou-lhe “O novo Eusébio”

Hamilton de Souza, conhecido no mundo do futebol por Careca, nasceu a 27 de Setembro de 1968 em Passos – Brasil. Começou a dar nas vistas muito cedo, no Cruzeiro, clube pelo qual conquistou 2 títulos estaduais e 1 pan-americano.

Chegou a Alvalade (depois de já ter sido por 9 vezes internacional brasileiro e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul – 1988) e logo o presidente Sousa Cintra o apelidou de “novo Eusébio”, um epíteto que nunca mais o largou e com o qual, fruto da sua personalidade reservada e timidez nunca lidou bem.

Começou por prometer muito logo na pré-temporada e nos primeiros jogos da época. Estreou-se oficialmente a 19 de Agosto de 1990 (com Marinho Peres) num Sporting-Vitória de Guimarães (3-0) a contar para a 1ª jornada do Campeonato e logo na ocasião marcou pela 1ª vez. Fez um início de época fulgurante com belas exibições e golos. A 9 de Setembro marcou no triunfo frente ao Benfica por 1-0 que possibilitou a conquista da Taça de Honra da AFL na final realizada no Estádio da Luz.

A pouco e pouco foi perdendo fulgor, e a chegada de Balakov em Janeiro de 1991 mais complicou a sua tarefa de se afirmar em Alvalade. O seu último golo de verde e branco aconteceu a 26 de Maio de 1991 num Sporting-Gil Vicente (2-0) para a última jornada do Campeonato.

Em 1991/92 fez apenas 3 jogos oficiais. Alinhou pela última vez (ainda com Marinho Peres) a 26 de Janeiro de 1992 num empate a zero em Famalicão.

Totalizou duas épocas, 41 jogos oficiais (habitualmente como médio ofensivo) e 9 golos pelo Sporting.

Depois alinhou 1 ano no FC Famalicão e retornou ao Brasil e ao seu Cruzeiro onde voltou a ser campeão mineiro. Passou mais tarde por diversos clubes (com destaque para o Atlético Mineiro) mas nunca voltou a atingir o nível e a projeção que se esvaíra após os primeiros meses de Sporting.

Acabou a carreira em 2000 no Atlético de Minas Gerais e passou a trabalhar simultâneamente como “olheiro” de empresários e funcionário público. Entretanto retomou os estudos em Educação Física.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário