Douala – O “foguete” dos Camarões

Roudolphe Douala M`Bele nasceu a 25 de Setembro de 1978 em Douala – Camarões. Chegou muito jovem ao futebol francês para representar o Saint-Étienne, e ainda muito novo foi contratado pelo Boavista em 1998. No Bessa não se impôs, passando depois por Desportivo das Aves, Gil Vicente e União de Leiria – e foi na cidade do Lis que começou a dar verdadeiramente nas vistas (substituira Derlei que tinha saído para o Porto). Ainda assim suscitou alguma surpresa a sua contratação pelo Sporting no Verão de 2004 e houve quem afirmasse jocosamente que os leões tinham contratado o “Derlei dos pobres”.

Estreou-se oficialmente (com o treinador José Peseiro) a 16 de Setembro de 2004 num Sporting-Rapid Viena (2-0) para a Taça UEFA. Marcou o 1º golo a 23 de Outubro numa receção ao Belenenses (2-0) para a 7ª jornada do Campeonato. Foi muito positiva essa sua 1ª época em Alvalade, onde jogou como extremo ou, e na maioria das vezes, na frente de ataque fazendo dupla com Liedson. A equipa chegou à final da Taça UEFA e o camaronês teve a sua quota-parte de importância nesse feito.

A temporada seguinte começou com resultados muito negativos e Peseiro foi substituído por Paulo Bento. Para Douala foi praticamente o fim da sua estada no Sporting (ele que no defesa tinha recusado uma grande proposta do Middlesbrough por acreditar que com Peseiro a sua carreira iria florescer ainda mais…) Marcou pela última vez a 23 de Outubro de 2005 num empate em Barcelos com o Gil Vicente (2-2) para a 8ª jornada do Campeonato (num jogo em que, curiosamente, se estreou o treinador Paulo Bento). Fez o jogo derradeiro a 7 de Maio de 2006 na última partida oficial da temporada que garantiu a presença dos leões na Liga dos Campeões (1-0 ao Braga).

Totalizou duas épocas, 65 jogos e 10 golos com a camisola do Sporting em partidas oficiais. Deixou uma boa imagem no clube – de futebolista rapidíssimo com um bom índice nas assistências e sentido de baliza.

Após Alvalade a sua carreira não voltou a conhecer momentos de muito fulgor. Alinhou no Portsmouth, Saint-Étienne, Asteras Tripolis, Plymouth e Lierse (onde foi campeão da 2ª divisão da Bélgica). Foi 16 vezes internacional pelos Camarões.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.