Larguinho Moreira – O algarvio polivalente

Luís “Larguinho” Moreira, nasceu a 22 de Outubro de 1922 em Aljustrel. Na equipa local descobriu o seu talento para o futebol e por lá se manteve vários anos (com 1 pelo meio no Portimonense) até se transferir para o Sporting no Verão de 1947.

Estreou-se oficialmente (com o treinador Cândido de Oliveira) a 16 de Novembro numa deslocação à Tapadinha (4-1 ao Atlético CP) para a 1ª jornada do Campeonato Nacional. Essa 1ª época foi aquela em que teve uma utilização mais frequente, surgindo apenas esporadicamente nos anos seguintes.

A 9 de Outubro de 1949 marcou o seu único golo de verde e branco, num triunfo em casa frente ao Lusitano VRSA por 3-1 referente à 1ª jornada do Campeonato. Esse foi também, curiosamente, o seu último jogo oficial pelo clube.

Futebolista de enorme polivalência, totalizou 3 temporadas na equipa principal do Sporting (de 1947/48 a 1949/50) geralmente na posição de defesa ou médio-direito (anteriormente era avançado). Realizou 24 jogos oficiais e marcou 1 golo. Ganhou 2 Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal.

Mais tarde alinhou no Sporting de Braga e Rio Ave.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário