Abelhinha

João Correia nasceu a 3 de Setembro de 1906. Conhecido no mundo do futebol por Abelhinha, nasceu na Ilha da Madeira e foi o 1º madeirense a jogar no continente – e por 500$ mensais, depois de ter dado nas vistas pelo seu virtuosismo e velocidade no Marítimo.

A 16 de Maio de 1927 já surgia a jogar pelo Sporting na vitória na Taça Estremoz – 4-1 ao Carcavelinhos. No entanto, a sua estreia oficial (com o treinador Joaquim Filipe dos Santos) aconteceria a 16 de Outubro na 1ª jornada do Regional (3-1 ao Carcavelinhos). A 13 de Novembro fez o 1º golo num triunfo por 2-0 sobre o União Lisboa para a mesma competição – que o Sporting viria a conquistar pela 6ª vez. Logo nessa sua 1ª temporada Abelhinha foi muito utilizado, ora como extremo, ora como interior-direito.

Depois de 1 ano sem jogar (1928/29), regressou pujante para a época seguinte, agora como interior-esquerdo, posição que manteve na época seguinte, conquistando aí o seu 2º Regional.

Em 1931/32 Arthur John colocou-o a médio-direito, facto que devido à sua enorme polivalência não o afetou. Na época que se seguiu voltou a ser interior-esquerdo (agora com Rudolf Jeny).

1933/34 foi uma época fantástica para o Sporting, que conseguiu a “dobradinha” da altura – Campeonato Regional + Campeonato de Portugal. Abelhinha só falhou 1 jogo em toda a temporada, formando com Rui de Araújo e António Faustino um meio-campo de grande capacidade.

Em 1934/35 foi pela 4ª vez Campeão Regional e fez 32 jogos oficiais (a partir dessa época surgiu o Campeonato da Liga pelo que o calendário ficou bem mais apertado). Sempre como médio-direito, fez em 1936 mais um grande ano, numa campanha em que o Sporting venceu de novo o Campeonato de Portugal e o Regional.

A aposta em Alcobia (primeiro – pelo treinador  Wilhelm Possak) e a chegada de Aníbal Paciência depois (muito utilizado pelo técnico Jozef Szabo), fez com que Abelhinha realizasse apenas 1 jogo na temporada  de 1936/37, a sua última no Sporting. A sua derradeira presença aconteceu a 11 de Outubro de 1936 (2-2 em casa com o Carcavelinhos para o Regional – que o Sporting venceu mais uma vez). Tinha marcado pela última vez a quase 1 ano antes, a 20 de Outubro, num 7-1 no terreno do União Lisboa, também para o Regional.

Assim, fez um total de 10 épocas na equipa principal do Sporting, com cerca de 150 jogos realizados e  17 golos marcados. Ganhou 2 Campeonatos de Portugal e 6 Campeonatos Regionais. Foi uma das grandes figuras do futebol leonino naquela década que mediou entre meados dos anos 20 e meados dos anos 30.

Morreu em Janeiro de 1954.

Post to Twitter

2 Comments

  1. Nós é que agradecemos por nos acompanhar:)

  2. Um avô que nunca tive oportunidade de conhecer. Obrigado Sporting por este “mimo”.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.