Manuel da Silva

Nasceu em 1915 em Lisboa. Foi polícia-sinaleiro e pugilista no Ginásio Clube Português. Algum tempo depois de chegar ao Sporting obteve o seu 1º grande triunfo, em Agosto de 1941, nos Nacionais de Atletismo, ao vencer a prova do lançamento do disco com 35m76cm. Aí começou um percurso notável de magnífico lançador, recheado de vitórias tanto em provas regionais como nacionais.

No final da época de 1946 era o melhor lançador da História do clube no disco (41m82cm) e no martelo (48m41cm), sagrando-se nessa mesma época Campeão Ibérico do martelo.

Nos Campeonatos Regionais de Julho de 1948 bateu o recorde nacional do lançamento do peso com 13m95cm, sendo já visto como o homem mais forte de Portugal!

Em 1950 já era recordista leonino no disco (42m24cm), martelo e peso (13m95cm).

Nos Nacionais de Agosto de 1954 conseguiu alcançar um novo máximo nacional no lançamento do disco, com 45m51cm. No final referiu: “Finalmente consegui. Lutei contra este recorde um ror de vezes. Este ano em treinos derrubei-o e fiquei esperançado de cometer a mesma proeza oficialmente. Por isso poupei-me nos lançamentos do peso e do martelo para que pudesse estar em boas condições para lançar o disco e bater o recorde. Sinto-me satisfeito, era o único que me faltava”.

Em 1958, numa carreira longuíssima ao mais alto nível pelo Sporting, culminou o seu palmarés com a vitória no lançamento do peso dos Campeonatos Nacionais disputados em Alvalade, fazendo a marca de 12m55cm.

Em suma, em 18 anos de Sporting, Manuel da Silva foi Campeão Nacional do lançamento do peso por 9 vezes, do disco por 12 vezes e do martelo por 8 vezes, num total avassalador de 29 títulos nacionais, para além de inúmeros ceptros a nível regional.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.