1956 – Grande época do Voleibol sob o signo de Moniz Pereira

2 de Dezembro de 1956. Nesse dia o Sporting sagrou-se pela 2ª vez Campeão Nacional de Voleibol. Numa equipa treinada e capitaneada por Mário Moniz Pereira, o Voleibol do Sporting fez uma das suas melhores épocas de sempre.

Em Abril os leões conquistaram o Torneio de Abertura, sem derrotas, batendo na final os grande rivais do Técnico, por 3-2. 2 meses depois, e só conhecendo o doce sabor da vitória, os sportinguistas sagraram-se campeões regionais ao derrotar o Estoril por 3-0. Já em Dezembro, o Sporting ganhou pela 2ª vez o Campeonato Nacional, com uma vitória por 3-0 no último jogo frente ao Centro Universitário do Porto.

A equipa do Sporting era considerada por todos como a melhor de Portugal. Contava com 2 jugoslavos de grande categoria (Julko Yost e Budisin Gavra) mas não teve apenas nesses atletas de leste o seu ponto forte. Nuno Xara Brasil foi mesmo considerado pela crítica especializada como o grande elemento da equipa, verdadeira arma secreta do “seis campeão” Este novel internacional, jogando com um élã impressionante, constituiu a grande revelação do Campeonato, numa equipa que contava ainda com o já referido Moniz Pereira, Fernando Marques Pereira, Aníbal Rebelo e Fernando Fezas Vital.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário