Visconde de Alvalade

Alfredo Augusto das Neves Holtreman nasceu a 6 de Abril de 1837 em Santarém. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo-se tornado um dos mais prestigiados advogados de Lisboa.

Por decreto de 22 de Junho de 1898 foi-lhe concedido o título de Visconde pelo rei D. Carlos. Ao contrário de muitos outros homens da sua estirpe, numa altura em que Portugal vivia momentos difíceis, Alfredo Holtreman não estava na classe dos numerosos fidalgos arruinados. Pertencente a “boas famílias”, era proprietário de inúmeras casas e terrenos possuindo uma assinalável fortuna pessoal.

Tinha uma maneira de ser muito “aberta” e cultivava o gosto por estar rodeado de jovens. A solicitação do seu neto, José Holtreman Roquette (José Alvalade), cedeu o terreno onde foi construído o 1º campo de jogos e sede do Sporting (no Sítio das Mouras), financiando com grande entusiasmo todas as despesas para as respetivas instalações. Aliás, era curioso o facto de ser apelidado de “anjo bom” por outros dos entusiastas no novo clube.

Fez parte do núcleo de fundadores do Sporting e redigiu os seus primeiros estatutos, aprovados pelo Governo Civil de Lisboa a 22 de Agosto de 1907.

Foi o 1º presidente da coletividade, posto onde se manteve até 3 de Janeiro de 1910. Nesse ano foi declarado Sócio Benemérito e 2 anos depois Sócio de Honra.

Morreu a 22 de Junho de 1920 numa fase em que vivia com grande desgosto pela morte prematura do seu neto, José Alvalade, 2 anos antes…

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.