2005 – O 1º título europeu para Naide Gomes no salto em comprimento

5 de Março de 2005. Naide Gomes participou no salto em comprimento do Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta realizado em Madrid e a aposta foi claramente ganha.

A prova ficou marcada por um erro de um dos juízes, que mediu erradamente o salto da alemã Bianca Kappler, como a própria reconheceu, o que fez com que a portuguesa só fosse declarada Campeã da Europa no dia seguinte à prova.

Naide Gomes bateu o recorde nacional com a marca de 6m70cm. A medalha de prata coube à grega Stilianí Pilátou (6m64cm) e a medalha de bronze à romena Adina Anton (6m59cm) e também à alemã Bianca Kappler (6m53cm) – a forma encontrada pela AEA (Associação Europeia de Atletismo) para solucionar o problema provocado pela má medição do tal salto. Aliás, Bianca Keppler abdicou da hipótese (dada pelo júri) de repetir o seu salto.

Abreu Matos, treinador de Naide, afirmou que “foi feita justiça. A própria atleta alemã reconheceu desde o primeiro momento que não tinha feito aquele resultado – de 6m96cm.
Esse salto dera azo a vários protestos, entre os quais dos portugueses, por má medição. A verdade é que Bianca não tinha ainda feito melhor que 6m53cm e acabou por arrancar um recorde pessoal a 6m96cm – que seria a melhor marca mundial do ano. Pareceu logo, pela marca deixada na areia, que o salto não seria tão longo, e a própria atleta alemã o indicou. A organização fez saber, já à noite, em comunicado, que o salto da alemã foi anulado, e que lhe daria a oportunidade no dia seguinte de realizar esse ensaio. No entanto, tal como já referimos, Bianca Keppler não quis insistir e reconheceu o mérito da portuguesa.

Depois do título mundial no Pentatlo do ano anterior, Naide prosseguia ao mais alto nível – mas muito mais estaria ainda para vir duma atleta verdadeiramente ímpar na História do desporto português.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.