2013 – Campeões nacionais de Futsal (pela 13ª vez) com triunfo brilhante na Luz

23 de Junho de 2013. Pavilhão da Luz, 4º jogo da final do Campeonato Nacional de Futsal. No fim-de-semana anterior o Sporting tinha batido o Benfica por 5-1 no sábado e tinha perdido nos penaltis no domingo. Na véspera os leões triunfaram por 4-2 e neste dia tinham a hipótese de “fechar” o Campeonato.

Perante muito fumo e um calor apreciável, o jogo iniciou-se de forma aberta, com ambas equipas jogando em velocidade sempre com o foco em marcar golos o mais depressa possível.

O Sporting adiantou-se no marcador  logo aos 3 minutos, num livre de Alex que colocou a bola entre a barreira, sem hipóteses para Bebé. O Benfica reagiu bem, aumentou a pressão e chegou ao empate, 5 minutos depois, num rápido contra-ataque concluído por Nenê.

Não houve mais golos na 1ª parte, com o Sporting a chegar às 5 faltas e o Benfica com 4 a gerirem o jogo, mas sem tirarem brilho ao espetáculo: destaque para o fantástico corte de Divanei, com um pontapé acrobático sobre a linha de golo a evitar o 2º golo do Benfica. Com 1-1 se chegou ao intervalo.

Os leões voltaram a entrar melhor na 2ª parte e voltaram para a frente do marcador, aos 9 minutos, com um desvio de Marcelinho a passe de Leitão. O jogo tornou-se frenético e o Benfica voltou a pressionar. Aí veio ao de cima a grande classe desta equipa leonina orientada por Nuno Dias, que fez uma boa posse de bola. Os locais voltaram a ficar condicionados pelas 5 faltas e Dierce acabou mesmo por ser expulso, com cartão vermelho direto. Caio fechou a contagem em 3-1 já nos últimos segundos quando o Benfica arriscava tudo atuando com guarda-redes avançado. Foi então o delírio total entre os muitos adeptos sportinguistas presentes no pavilhão da Luz.

A equipa: João Benedito, Marcelinho, Pedro Cary, Caio Japa e Alex (5 inicial) e ainda Cristiano, Paulinho, Leitão, Djô, Divanei, Deo e André Galvão. João Matos, castigado, não pôde marcar presença nos convocados.

O técnico sportinguista estava felicíssimo no final: “O Benfica dignificou o espetáculo e valorizou a nossa vitória pela forma incansável como lutou neste 4º jogo. Fizémos 39 jogos oficiais e perdemos apenas 1 na fase regular com o Rio Ave e agora outro, nos penaltis, neste play-off. O título é justíssimo. Estamos de parabéns”.

Bruno de Carvalho, presidente leonino há poucos meses, não escondeu a alegria após ter presenciado ao vivo a partida: “Temos de nos habituar a isto, a ganhar. Estamos a fazer aquilo em que acreditamos, que é um Sporting ganhador, lutador. Tivemos muita vontade e este é o resultado. É isso que podemos prometer aos sócios em todas as modalidades, lutarmos sempre até ao fim (…) Os nossos tempos difíceis nas modalidades são iguais aos dos outros, vamos reduzir exatamente o que os outros vão reduzir. Prometemos fazer aquilo que já fazemos há muitos e longos anos, que é lutar sempre para ser campeão nacional de futsal. As possíveis saídas têm a ver com questões técnicas, pura e simplesmente. Podem perguntar aos outros todos se vão fazer a mesma coisa que nós, só com uma ligeira diferença é que nós o fazemos como campeões nacionais”.

video

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.