Jimmy Hagan – Um “duro” que adorava a Costa do Sol

James Hagan nasceu a 21 de Janeiro de 1918 em Washington – Inglaterra. Futebolista de bom nível no seu país (onde se destacou no Derby County e Sheffield United), passou 6 anos incorporado no exército britânico na 2ª Guerra Mundial onde presenciou as mais incríveis atrocidades. Aos 26 anos regressou ao futebol que apenas deixou como praticante aos 40. Foi 48 vezes internacional.

Como treinador começou no Peterborough, passando depois pelo West Bromwich Albion (em ambos os casos com grande sucesso). Em 1970 chegou a Portugal para treinar o Benfica e continuou a alcançar sucessos. Depois esteve no Estoril (onde fez um grande trabalho levando a equipa da 3ª à 1ª divisão) até que no Verão de 1976 o presidente João Rocha o contratou para o Sporting.

O início do seu trabalho em Alvalade foi auspicioso com um triunfo por 3-0 frente ao Benfica na 1ª jornada do Campeonato. Nos primeiros 12 jogos da competição os leões venceram 11 e o título parecia entregue com um avanço que chegou a ser de 6 pontos sobre o 2º classificado (Benfica). Hagan e o novo recruta Keita eram por essa altura idolatrados em Alvalade. Subitamente a equipa baixou de produção, começou a perder pontos atrás de pontos e terminou a prova a 9 pontos dos campeões, sendo também afastada da Taça de Portugal.

Hagan acabou dispensado no final. João Rocha afirmou mesmo que o inglês só poderia continuar se fosse como preparador físico do novo treinador (Paulo Emílio)…

Passou depois, até ao final da carreira, por Boavista, Vitória de Setúbal, Belenenses e Estoril (terra que adorava pelo clima, pelo azul do mar, pelo peixe fresco – e onde permaneceu depois vivendo dos rendimentos, jogando bridge e cuidando do jardim).

Acusavam-no de ser duro, excessivamente disciplinador, mas afirmava que só exigia aos jogadores aquilo que ele mesmo faria se estivesse no lugar deles.

Morreu a 26 de Fevereiro de 1998.

JIMMY HAGAN como treinador do SPORTING
ÉPOCA J V E D GM GS % TÍTULOS
1976/77 35 21 8 6 74 33 71,4%

Post to Twitter

Deixe o seu comentário