Yannick Djaló – Veloz e imprevisível

Yannick dos Santos Djaló nasceu a 5 de Maio de 1986 em Bissau (Guiné). Veio para Portugal com apenas 7 anos e muito cedo começou a jogar futebol no Estação (Covilhã). Na idade de juvenil despertou o interesse do Sporting.

O seu nome chamou pela 1ª vez à atenção quando se soube que o treinador romeno Laszlo Bölöni lhe prometera uma grade de coca-cola quando marcasse o seu 1º golo. Em finais da temporada de 2002, num amigável frente ao Alverca, Djaló marcou, mas Bölöni deu-lhe apenas uma garrafa porque o jogo era amigável e a promessa valeria só para jogos oficiais…

Na transição do futebol jovem para o sénior alinhou no Sporting B e no Casa Pia, estreando-se oficialmente pela equipa principal a 12 de Setembro de 2006 num Sporting-Inter de Milão (1-0) para a 1ª jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões. Já nesse defeso dera nas vistas ao marcar por duas vezes no Sporting-Benfica (3-0) para o Torneio do Guadiana.

Apontou o 1º golo oficial a 22 de Outubro num Sporting-Porto (1-1) para 7ª jornada do Campeonato. Para um jovem de apenas 20 anos fez uma 1ª época muito positiva, alternando com o brasileiro Alecsandro na companhia a Liedson na frente de ataque sportinguista. Realizou 35 jogos e marcou 6 golos. Esteve presente na final da Taça de Portugal (substituiu Alecsandro no decorrer do jogo) onde conquistou o seu 1º título oficial de leão ao peito como sénior.

Na temporada seguinte (2007/08) começou muito mal, vieram as lesões, e só surgiu em pleno já na parte final. Fez 27 partidas, marcou 7 golos (destacando-se o bis ao Benfica nos memoráveis 5-3 para a Taça de Portugal) e prometia muito para a temporada que se seguiria. Assim foi. No 1º jogo de 2008/09 marcou os 2 golos com que o Sporting ganhou a Supertaça ao Porto. Apesar de tudo Derlei estava em grande plano e por isso Yannick teve de se contentar mais uma vez com um papel secundário na equipa – 25 presenças, 5 golos.

Na conturbada temporada 2009/10 veio Postiga, surgiu Saleiro, e Yannick Djaló esteve muito irregular. Toda a gente reconhecia nele grande velocidade e espontaneidade, mas a sua dificuldade em rececionar e controlar a bola levavam ao desespero as bancadas do Alvalade. 31 presenças e 7 golos foi o saldo duma época em que apenas surgiu a espaços.

Carlos Queiroz convocou-o para o Mundial 2010 onde não chegou a jogar, mas em finais do Verão estreou-se pela selecção principal – frente ao Chipre.

Alguns sportinguistas começaram a vê-lo como uma eterna promessa. Muito irregular, era capaz do melhor e do pior, mostrando alguma fragilidade psicológica. Quando estava bem conseguia ser protagonista, quando estava mal fazia jogos confrangedores. Mais uma vez isso aconteceu em 2010/11, onde só no final da temporada voltou a mostrar a sua melhor faceta. Apontou o último golo da época – vitória em Braga por 1-0 que valeu o 3º lugar no Campeonato, e seria esse o seu último de verde e branco.

Para 2011/12 houve uma verdadeira revolução em Alvalade. Yannick ainda jogou 5 vezes mas acabou por sair no último dia do mercado de Verão para o Nice. Alinhou pela última vez a 28 de Agosto de 2011 numa derrota em casa por 3-2 frente ao Marítimo para o Campeonato.

Totalizou 6 temporadas na equipa principal do Sporting (a última muito curta, como referimos). Fez 156 jogos oficiais e marcou 34 golos. Ganhou 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças.

Nunca teve um longo período no clube como peça fundamental, mas a verdade é que foi sempre utilizado com bastante regularidade (fosse como extremo, fosse como avançado) e sempre mostrou algum talento para surgir nos grandes momentos.

Depois de problemas com a inscrição no Nice rumou ao Benfica, mais tarde ao Toulouse e depois regressou ao Benfica, onde nunca se impôs. Depois representou os norte-americanos do San José Earthquakes e posteriormente o Mordovia Saransk (Rússia). Depois esteve no Ratchaburi da Tailândia e de novo em Portugal – no Vitória de Setúbal, regressando depois aos tailandeses.

Numa faceta completamente “off-futebol” é mencionado com regularidade nas revistas “sociais” devido ao seu relacionamento conturbado com a muito popular atriz e cantora Luciana Abreu.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.