Deo

André Henrique Justino nasceu a 8 de Outubro de 1982 em João Pessoa – Brasil. Chegou ao Sporting no início da temporada 2002/03 por indicação de Orlando Duarte (na altura seleccionador nacional) após uma partida de Portugal frente à Seleção Universitária do Brasil. Jogava na altura no Cervicá.

No seu país jogava sempre virado para a frente e em Portugal, segundo as suas palavras, aprendeu a defender com Paulo Fernandes (um treinador de grande sucesso no clube). No início sofreu um pouco com o clima (muito diferente do da sua cidade) mas afirma que o Sporting excedeu as suas expetativas. Sentia-se em casa no Sporting e dizia que as pessoas eram maravilhosas consigo. Aliás, a meio do seu trajeto de verde e branco já dizia que era mais português que brasileiro!

Tem como particular marca o facto de ser muito baixo para aquilo que é habitual num atleta de alta competição (apenas 1,54m) mas o seu centro de gravidade menos elevado permite-lhe uma rapidez de movimentos e uma agilidade dificilmente igualáveis. Também mostrou sempre boa capacidade concretizadora.

Jogando normalmente na posição de ala, esteve 12 temporadas de verde e branco tendo coleccionado 6 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal e 4 Supertaças!

No final da época 2013/14 saiu de forma tocante (porque mostrou grande emoção) como campeão para o KPRF da Rússia, deixando a sua camisola ao “Mundo Sporting”.

Em 2013 foi Prémio Stromp na categoria “Atleta”.

No defeso de 2016 voltou “a casa” para uma equipa com objetivos grandiosos! Daí para cá já conquistou mais 1 Campeonato, 1 Taça da Liga e 1 Supertaça!

Post to Twitter

Deixe o seu comentário