1981 – Campeões Europeus de Crosse pela 3ª vez

31 de Janeiro de 1981. O Sporting alcançou o seu 3º triunfo na Taça dos Campeões Europeus de Crosse. A competição decorreu no hipódromo delle Bettole em Varese – Itália.

Carlos Lopes não estava no seu melhor fisicamente, Aniceto Simões mostrava-se um tanto descrente, Rafael Marques estava a 50% e Bernardo Manuel apostado em fazer boa figura. Tudo dependia muito da prestação de Fernando Mamede e do espírito de sacrifício de Carlos Lopes.

Na verdade, Fernando Mamede fez uma corrida do “outro mundo”, quase sempre sozinho, sendo de salientar também a última volta de Carlos Lopes, que foi buscar forças que já não tinha para recuperar do 6º para o 4º posto (isto pouco depois de ter gritado para Moniz Pereira que não aguentava mais e iria desistir), contribuindo em boa parte para que os leões não tivessem problemas com a classificação coletiva. E assim, fruto da extraordinária classe de Fernando Mamede e da coragem e companheirismo de todos os outros o Sporting arrecadou mais uma vitória de enorme prestígio para o seu palmarés.

Fernando Mamede foi 1º, Carlos Lopes 4º, Aniceto Simões 15º, Rafael Marques 20º e Bernardo Manuel desistiu perto do fim.

Para Moniz Pereira a vitória foi natural: “Anormal seria o contrário pois o Sporting possui a melhor equipa de Crosse da Europa. Mamede foi extraordinário, fantástico, correndo como se fosse de outro Atletismo, fazendo 7.000 metros isolado e ganhando com 100 metros de avanço. Carlos Lopes mostrou grande coragem e utilidade, Aniceto Simões teve grande espírito de sacrifício e o Rafael Marques pode ser este ano a grande surpresa do meio-fundo português. O Bernardo Manuel estava a fazer uma boa corrida quando paralisou a 800 metros da meta (ia em 12º) o que tem sucedido a muitos outros… Parece-me que conseguimos uma grande façanha para este nosso pequenino Atletismo onde tanto se discute e tão pouco de cuida…”

Após a peleja, à noite, numa festa de confraternização, todas as equipas estiveram presentes e conviveram. Toda a comitiva leonina festejou com champanhe mais uma grande vitória!

Na foto, a equipa: Fernando Mamede, Bernardo Manuel, Carlos Lopes, Aniceto Simões e Rafael Marques.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.