Van Wolfswinkel – O “lobo” goleador

Ricky Van Wolfswinkel nasceu a 27 de Janeiro de 1989 em Woudenberg – Holanda. Como geralmente acontece, começou no clube da sua terra – o modesto V.V. Woudenberg, mas pouco depois entrou para as escolas do Vitesse, completando a sua formação neste clube e no AGOVV, tendo chegado às seleções jovens do seu país.

Foi no Vitesse que começou o seu percurso senior, tendo chegado ao Sporting no Verão de 2011 (por 5,4 milhões de euros) proveniente do Ultrecht onde fizera 39 golos em duas temporadas e chegara à seleção laranja.

Estreou-se oficialmente (com o treinador Domingos Paciência) a 21 de Agosto de 2011 num Beira-Mar-Sporting (0-0) da 2ª jornada do Campeonato Nacional no qual falhou vários golos… Marcou pela 1ª vez a 10 de Setembro, em Paços de Ferreira (triunfo por 3-2) numa partida em que os leões perdiam por dois golos a 15 minutos do fim, e no qual apontou o golo da vitória.

A partir daí “tomou-lhe” o gosto, partindo para uma temporada em que atingiu números muito interessantes, com 25 golos oficiais (em 47 partidas) alguns dos quais ficaram na memória de todos – como um fantástico de calcanhar frente à Lazio para a Liga Europa, outro em Manchester que muito contribuiu para eliminar os milionários do City da mesma competição e outro ainda em Alvalade frente ao Benfica que derrotou os grandes rivais.

Infelizmente os títulos coletivos não apareceram, mas na temporada seguinte manteve-se em Alvalade e o seu nível não baixou significativamente, tendo alcançado 20 golos em 41 partidas naquela que foi a pior temporada da História futebolística do clube (terminou o Campeonato em 7º).

Bem antes do final da época foi tornada pública a sua saída para o Norwich City da Inglaterra (ao que se disse com o objetivo de pagar ordenados em atraso, numa fase em que o presidente Godinho Lopes já era tremendamente contestado e o clube andava à deriva), e paradoxalmente (ou não) o seu rendimento até subiu. O grande momento da temporada viveu-o em Braga (1 de Abril de 2013), no 1º “dia futebolístico” do novo presidente Bruno de Carvalho, e no qual marcou os 3 golos num triunfo por 3-2 para o Campeonato.

Marcou pela última vez (bisou) a 19 de Maio de 2013 na partida derradeira que realizou, na última jornada do Campeonato. Tal como quando se tinha estreado defrontou o Beira-Mar, mas desta vez os leões venceram por 4-1.

Foi nas duas temporadas em que alinhou de verde e branco o melhor marcador da equipa, tornando-se um digno sucessor de Acosta, Jardel ou Liedson (os que o antecederam que conseguiram pelo menos bisar nesse “título”). Ainda assim não foi consensual em Alvalade – às vezes enervava de falhar golos tão “fáceis” e outras vezes marcava golaços inimagináveis. Sempre pareceu faltar-lhe algum “nervo”, alguma raça, qualidades que se fizessem claramente parte do seu ADN o poderiam ter tornado um futebolista extraordinário. Totalizou 88 jogos oficiais e 45 golos.

Chamavam-lhe “Ice man” pelo seu aspeto esguio, tipicamente nórdico. Também era apelidado de “lobo” por analogia com o seu nome.

Apesar de ter passado pelo clube numa fase muito má, e de naturalmente ser corresponsável por isso mesmo, foi ainda assim um futebolista que deixou bons créditos nas duas temporadas em que jogou de verde e branco.

No Norwich City foi um flop total (1 golo em 27 jogos e descida de divisão) sendo emprestado em 2014/15 ao Saint-Étienne de França onde, sem estar brilhante, melhorou ainda assim um pouco (9 golos em 39 jogos). No ano seguinte regressou ao Norwich (1 jogo, 1 golo), mas rapidamente foi emprestado ao Bétis de Sevilha (3 golos em 19 jogos). Em 2016/17 regressou às origens e representou o Vitesse (23 golos em 37 jogos) para logo a seguir sair para a Suiça (Basileia) onde esteve 4 temporadas (37 golos em 125 jogos)

Em Agosto de 2019 (no período em que esteve na Suiça) foi-lhe detetado um aneurisma cerebral, mas alguns meses depois já estava apto para voltar à competição! Neste momento está no Twente (desde a temporada passada, onde fez 17 golos em 35 jogos).

GOLOS de VAN WOLFSWINKEL ao serviço do SPORTING
ÉPOCA LE CN TP TL TOTAL
2011/12 6 14 5 0 25
2012/13 3 14 1 2 20
Total 9 28 6 2 45

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.