Jusa – Um atacante poderoso

José Bartolomeu Rodrigues nasceu a 17 de Dezembro de 1894 no Funchal (Sé). Conhecido no mundo do futebol por Jusa, foi um atacante de grande poderio físico.

Jogou no Marítimo, de onde transitou para o Sporting no defeso de 1918. Logo na sua 1ª temporada de verde e branco assumiu grande protagonismo na equipa leonina (tanto no centro do ataque, como jogando a interior – tanto na direita como na esquerda). Entre outros grandes momentos, marcou no triunfo em casa do Benfica para o Campeonato de Lisboa (que os leões viriam a vencer) e esteve também presente num histórico amigável, a 5 de Maio de 1919, no qual o Sporting obteve a sua mais estrondosa vitória de sempre sobre o FC Porto – 11-1 (e ainda por cima, em pleno terreno adversário).

Na temporada seguinte apareceu mais no meio-campo e teve menos protagonismo, numa equipa que não atingiu o sucesso da temporada anterior.

Em 1920/21 voltou a estar em grande destaque, assumindo-se como um dos melhores marcadores da equipa. O bis ao Benfica (em Janeiro) para o Regional (triunfo por 3-1) foi um dos seus pontos altos da época. Entre vários outros golos, também marcou (em Maio) numa goleada que deu brado (6-2) ao Clube Comercial de Vigo. Apesar de tudo, e de todo o seu destaque na equipa, acabou por sair no final, transferindo-se para o Império.

Estranhamente, voltou a fazer mais um jogo oficial pelo Sporting, muitos anos depois, a 22 de Maio de 1932 (já com 37 anos), numa das piores fases da História do futebol do clube, e numa partida que os leões perderam por 9-0 com o Belenenses (a contar para os quartos-de-final do Campeonato de Portugal).

Mais tarde foi também treinador, tendo passado pelo Sporting da Covilhã, O Elvas, FC Almeirim, Desportivo de Benavente e União de Santarém.

Morreu aos 57 anos de idade (11 de Fevereiro de 1953) de cirrose hepática, em Santarém.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.