Forbes – Rápido e imprevisível

José Manuel Forbes nasceu a 15 de Agosto de 1963 em Mansoa – Guiné Bissau. Nos juniores do Ténis deu os primeiros passos no futebol, passando depois para o UDI Bissau até chegar ao nosso país com destino ao Bombarralense (3ª divisão) em 1982. No ano seguinte foi para o Peniche (2º escalão) onde deu nas vistas, marcando diversos golos, e acabou por chegar ao Sporting no defeso de 1984, o que não deixou de constituir uma surpresa. Era então um jovem avançado prometedor, rápido e intuitivo que afirmou na altura que queria ser conhecido por Forbes (até aí o seu “nome de guerra” era José Manuel).

Estreou-se oficialmente (com o treinador John Toshack) a 26 de Agosto de 1984 num Sporting-Vitória de Guimarães (3-0) para a 1ª jornada do Campeonato Nacional. Marcou o 1º golo a 9 de Dezembro do mesmo ano numa receção ao Valonguense (8-0) para a Taça de Portugal.

Nessa 1ª época, com a feroz concorrência de “monstros sagrados” como Manuel Fernandes e Jordão ou aquisições recentes como Eldon ou Saucedo, não conseguiu jogar muito, alinhando apenas em 10 jogos e apontando o já referido golo.

Para a época seguinte chegou novo treinador – Manuel José, para além de mais um atacante de bom nível – Raphael Meade. Perante este estado de coisas o guineense jogou ainda menos (apenas 7 vezes – sem golos marcados) acabando por ser emprestado no final da temporada para o Portimonense.

No Algarve mostrou todas as suas qualidades durante duas boas temporadas, acabando por regressar ao Alvalade no Verão quente de 1988 para uma equipa recheada de “unhas” contratadas pelo novo presidente Jorge Gonçalves. Essa foi a sua melhor época no Sporting, com 37 presenças (fazendo habitualmente dupla atacante com Paulinho Cascavel). Marcou 6 golos, o último dos quais (numa tarde em que bisou – 12 de Fevereiro de 1989) numa receção ao O Elvas para a Taça de Portugal (6-0) numa partida em que curiosamente se estreou Vítor Damas como treinador leonino (em substituição de Pedro Rocha). Alinhou pela última vez de verde e branco a 21 de Maio, no jogo derradeiro da temporada (derrota nas Antas por 3-0 para o Campeonato).

Os seus melhores momentos de verde e branco terão sido na eliminatória frente ao Ajax para a Taça UEFA, a 7 de Setembro e 5 de Outubro de 1988, em que foi considerado pela generalidade da imprensa um dos melhores homens em campo em ambas as partidas (que o Sporting venceu por 4-2 e 2-1).

Assim, totalizou 3 temporadas, 54 jogos oficiais e 7 golos no Sporting. Sem chegar a ser um futebolista de primeiríssimo plano no Alvalade, teve bons momentos, sobretudo na já referida última temporada, a ponto de a sua saída (rescisão por falta de pagamento!) até ter gerado alguma controvérsia.

Desligado do clube, esteve uma época no Boavista, a que se seguiu um razoável período em Braga (5 temporadas) onde deu boa conta de si. Mais tarde ainda jogou 2 anos no Penafiel e terminou a carreira em 1998 no FC Tirsense. Foi internacional pela Guiné-Bissau.

Mais tarde foi viver para Londres exercendo a profissão de “caretaker”, que se pode traduzir por zelador dum condomínio fechado. Simultaneamente esteve a tirar um curso de treinador de futebol pois pretende voltar à Guiné.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.