João Campos – Um dos históricos do Ténis de Mesa leonino

Nasceu a 7 de Fevereiro de 1938 em Lisboa. Começou a praticar Ténis de Mesa muito cedo, no Clube Desportivo Arroios (onde esteve 3 épocas), e em 1958 chegou ao Sporting.

Em 1960 conseguiu as suas primeiras vitórias coletivas em Alvalade, ao triunfar no Campeonato Regional (em Fevereiro), e na Taça de Portugal (Julho). Em Maio de 1962, formando dupla com António Osório, sagrou-se campeão regional de pares.

O Ténis de Mesa do Sporting passou então por um período de algum marasmo, mas em 1965 João Campos foi campeão nacional de pares ao lado de José Louro (o mesmo acontecendo no ano seguinte) e de pares mistos (com Loreta K). Em Julho de 1966 regressaram as vitórias coletivas, no Campeonato e na Taça de Portugal. O mesmo se repetiu em 1967 (temporada em que Campos foi pela 3ª vez campeão nacional de pares, agora com Delfim Soares), para em 1968 e 1969 os leões se ficarem pela conquista da Taça.

No seu último ano em representação do clube, 1970, João Campos terminou em beleza com a conquista do título nacional (10º leonino).

Foi internacional 40 vezes, participando em 2 Campeonatos do Mundo e 2 Campeonatos da Europa. Selecionador nacional durante 8 anos, foi presidente do Conselho Técnico da Federação, diretor-técnico nacional e vice-presidente da Direção, tudo da Federação.

Morreu a 9 de Agosto de 2019.

Post to Twitter

3 Comments

  1. Já lhe enviamos as fotos:)

  2. Gostaria que me enviassem fotos do meu pai para o meu mail, se for possivel para um dia mostrar aos meus filhos.Para que não tenham duvidas o meu nome è Susana Maria Barradas Campos, tenho 44 anos(09/11/1967) e quando era miuda andei muito pelo estádio de Alvalade (antigo).

  3. è o meu pai e acho que essa paixão foi a única na vida dele.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.