Concurso desportivo a favor dos sobreviventes de Messina
7 de Fevereiro de 1909. No Velódromo de Lisboa disputou-se um concurso desportivo (uma espécie de “meeting” dos tempos modernos) a favor dos sobreviventes do terramoto de Messina, em Itália (tragédia ocorrida a 28 de Dezembro de 1908 que vitimou quase metade dos residentes nessa cidade e que foi um dos maiores terramotos de sempre na Europa). O dia esteve desagradável, mas, ainda assim, uma assistência razoável marcou presença.
O programa foi muito bem cuidado, com 10 clubes, mais de uma centena de concorrentes, um bom campo, boa música e um júri competente. Um senão se verificou, a falta da elite lisboeta, pois em festas desta ordem, segundo o Diário de Notícias: “Seria conveniente que os promotores entregassem a passagem dos bilhetes mais caros a uma comissão de senhoras, que conseguem facilmente aquilo que outros não, pois o gosto por exercícios físicos não está ainda tão radicado entre nós que os simples reclamos chamem ao campo atlético a concorrência dos endinheirados e dos elegantes, mesmo que haja um fim altamente simpático como foi o caso”.
No que diz respeito aos resultados desportivos, e no que ao Sporting se refere, Francisco Padinha (o homem mais forte do país no seu tempo – na foto) venceu o lançamento do disco, com 24m55cm. Também a equipa de Luta de Tração (que tantas e tantas vitórias deu ao clube nestes seus primeiros anos de existência) triunfou com Cândido da Silva, Francisco Padinha, Pedro del Negro, Xavier de Brito, João Carinhas, Ayres de Almeida, Daniel Queirós dos Santos e Emílio de Carvalho.