1952 – Os primeiros Campeões Nacionais de Andebol

30 de Agosto de 1952. Depois de ter vencido pela 2ª vez no 2º Campeonato Regional (com 9-5 frente ao Benfica), o Andebol (de 7) do Sporting participou no 1º Campeonato Nacional com legítimas aspirações. A verdade é que os leões nunca haviam sido campeões nacionais na vertente de onze, mas na nova modalidade começaram por “dar cartas” logo de início.

Após um percurso sem mácula, a equipa leonina chegou à final que se disputou no recinto de Cascais, numa noite na qual muito público esteve presente. Sporting e Glória haviam eliminado respetivamente o Belenenses e a Associação Académica.

Os leões foram manifestamente superiores, aproveitando o facto de serem o clube que há mais anos praticava esta modalidade em Portugal. Uns esmagadores 19-2 foi o desnível que o marcador alcançou no final, o que não traduzia a real diferença entre as equipas mas sim o seu diferente comportamento neste jogo. A defesa sportinguista barrou sempre o caminho dos atacantes contrários e sobretudo ao seu melhor marcador, Baptista, que só conseguiu 1 golo.

Entre os leões, Ernesto esteve seguro e Chagas foi o melhor elemento sobre o terreno bem secundado por Lanceiro, Hermínio e Dalié. O desafio começou com andamento lento a que só Chagas se opunha com arrancadas em velocidade. O intervalo chegou já com 10-1, mas o Sporting continuou a dominar claramente no 2º tempo, alcançando um resultado muito desnivelado.

A equipa verde e branca que obteve este feito histórico foi: Ernesto; Salgueiro, Lanceiro (1), Vital, Moura (1), Hermínio (8), Chagas (5), Sousa (1) e Delié (3).

Post to Twitter

Deixe o seu comentário