1984 – Vitória na Taça CERS, a competição europeia que faltava ao Hóquei em Patins

7 de Julho de 1984. O Sporting conquistou pela 1ª vez a Taça CERS (a única competição europeia que ainda não conquistara no Hóquei em Patins). Em Novara os italianos triunfaram por 4-1, mas houve mais Râguebi com patins do que propriamente Hóquei. Trindade fez o golo inaugural da partida. Ao intervalo havia 1-1, mas no 2º tempo, com o ruidoso apoio do público e a excessiva dureza dos italianos, estes conseguiram a vitória. Apesar de tudo o espanhol Ballasteros, o melhor do mundo, foi o árbitro, e com a sua excelente atuação, sem se deixar influenciar pelo ambiente, o Sporting conseguiu vir para Lisboa “ainda a respirar”.

Havia grande espetativa para o 2º jogo e os leões corresponderam em pleno com uma memorável vitória por 11-3. O Sporting alinhou nesse encontro decisivo com: Ramalhete e Serra; José Rosado (1), Realista (4), Trindade (2), Luís Nunes (2), Serginho (2) e Campelo.

O 3º golo, a meio da 1ª parte, igualou a final que os italianos (com 4 internacionais transalpinos e 1 argentino) nunca deram a impressão de poder ganhar. Ao intervalo verificava-se um 4-0. O Novara reduziu logo no início da 2ª parte, mas com a entrada de Serginho e 2 golos consecutivos da sua autoria, o Sporting mostrou que a Taça já não saía de Alvalade.

Na verdade houve uma superioridade clara e inequívoca do Sporting, que completava assim uma semana fantástica, com o recorde mundial de Mamede nos 10.000 metros, a vitória de Paulo Ferreira numa etapa da Volta a França em bicicleta e agora o triunfo numa competição europeia.

No final, Livramento (o treinador) referiu: “Foi uma semana gloriosa para o Sporting Clube de Portugal. Uns tiveram o privilégio de a abrir e nós de a fechar.” Battistela, técnico dos italianos disse no final (revelando não possuir qualquer vestígio de desportivismo): “O Sporting é uma merda, incluindo o Livramento.” Porquê?, só ele sabia…

Post to Twitter

1 Comment

  1. É este o momento do meu click total e definitivo em prol do Ecletismo Leonino…
    …é esta final, ouvida pela Rádio Comercial (há muuuuuuiiiiitos anos, tal rádio, não era Música; era informação… e tb alguma música!)…
    …o mister italiano era, na altura, talvez, a personagem + intragável do Mundo do Aléu!!!!

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.