Jardel – O “Super Mário”

Mário Jardel de Almeida Ribeiro nasceu a 18 de Setembro de 1973 em Fortaleza – Brasil. Começou a carreira no Ferroviário, passando depois pelo Vasco da Gama (onde ascendeu às seleções jovens brasileiras). Em 1995 chegou ao Grémio e à seleção principal. No Verão de 1996 veio para  Portugal, e no FC Porto tornou-se uma verdadeira “máquina de fazer golos”. Em 2000/01 esteve na Turquia e chegou ao Sporting em Setembro de 2001 após negociações dificílimas com o Galatasaray, causando um verdadeiro turbilhão no Estádio Alvalade.

O Sporting estava a fazer um início de época abaixo do esperado e os adeptos leoninos viram nele uma garantia de viragem total no rumo dos acontecimentos. A verdade é que assim aconteceu.

Estreou-se oficialmente a 8 de Setembro de 2001 frente à União de Leiria de José Mourinho (1-1) e marcou 1 golo (de penalty). Nos primeiros 7 jogos marcou em todos (!), mostrando claramente ao que vinha. Pouco a pouco o Sporting foi subindo na classificação até chegar à liderança. Jardel ia fazendo golos atrás de golos e o seu entendimento com João Pinto e Niculae (até este se lesionar) encantava os adeptos.

No final da temporada os leões sagraram-se campeões e venceram a Taça de Portugal. Jardel (realizando a sua melhor época de sempre) foi “bota de ouro” do futebol europeu com 42 golos (o 2º sportinguista a sê-lo, após Yazalde) marcados no Campeonato. No total apontou 55 em jogos oficiais, e só Peyroteo fez melhor na História do futebol sportinguista.

Apesar do seu super-rendimento, Jardel não foi convocado por Scolari para o Mundial de Futebol nem contratado por nenhuma das equipas de top europeu, duas situações que estavam, claramente, nas suas expetativas. Por isso surgiu transfigurado no início da época seguinte, notoriamente afetado em termos psicológicos e físicos (chegou mesmo a exigir que o deixassem sair, sem ter para onde ir…) e nunca mais foi o mesmo. Ainda assim, jogando intermitentemente, voltou a ser o melhor marcador da equipa (com apenas 12 golos) numa temporada em que os leões só conseguiram ganhar a Supertaça.

Marcou o último golo a 25 de Abril de 2003 na receção ao Beira Mar (1-1) e jogou pela última vez no último encontro realizado no Estádio Alvalade de 2ª geração, frente ao Vitória de Setúbal (3-4).

No total esteve duas épocas em Alvalade. Realizou 62 jogos e marcou 67 golos (a sua média na relação jogos/golos é a 5ª melhor de sempre do clube). Ganhou 1 Campeonato Nacional, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça (nesta não chegou a jogar). A imagem que deixou como futebolista foi a de um ponta-de lança absolutamente letal, talvez o mais eficaz do seu tempo à escala planetária, tanto com a cabeça como com os pés (e isto, curiosamente, apesar de ter pouca habilidade em termos de drible ou de passe). A presença de Jardel em campo era quase uma garantia de golos, e em quantos e quantos jogos a equipa não correspondia em termos coletivos mas lá aparecia o “Super Mário” a resolver…

Depois esteve em inúmeros clubes (inclusive em Portugal – no Beira Mar) mas nunca mais conseguiu um rendimento aceitável. Muitos se interrogam o que teria sido de Jardel e do próprio Sporting se o goleador se tivesse mantido no clube, em condições normais, por mais alguns anos. Com o seu tipo de jogo (pelo estilo e pela exigência física) poderia ter jogado até muito tarde e batido quase todos os recordes individuais do clube…

Foi 9 vezes internacional pelo  Brasil, apontando 1 golo.

GOLOS de JARDEL ao serviço do SPORTING
ÉPOCA LC TU CN TP ST TOTAL
2001/02 6 42 7 55
2002/03 0 0 11 1 0 12
Total 0 6 53 8 0 67

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.