Alexandre Baptista

José Alexandre da Silva Baptista nasceu a 17 de Fevereiro de 1941 no Barreiro. Produto das escolas leoninas, era um desportista na verdadeira aceção da palavra. Jogou Ténis, Basquetebol e Ténis de Mesa, modalidades em que chegou a conseguir notoriedade, mas foi no Futebol que projetou o seu nome para a História do clube.

Estreou-se oficialmente a 26 de Fevereiro de 1961 num Sporting-Atlético CP (2-0) para a Taça de Portugal, mas só 2 anos depois começaria a jogar com regularidade na 1ª equipa leonina. Marcou o 1º golo a 22 de Setembro de 1963 numa vitória frente ao Alhandra por 5-3, também para a Taça de Portugal.

Foi um defesa-central elegante, de grande categoria, que jogava com eficácia e lealdade para com os adversários, o que lhe mereceu o respeito de todos. No balneário leonino era muito considerado pois tinha um bom senso e uma maneira de estar acima da média. Em 1963/64 foi a partir da sua entrada para a titularidade (a pedido dos colegas) que a equipa se balanceou para a conquista da Taça das Taças.

Jogou no Sporting durante 9 épocas, acumulando 153 presenças e 3 golos. Ganhou uma Taça das Taças, 2 Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal. Fez o último jogo oficial no dia 16 de Maio de 1971 num Oriental-Sporting (triunfo por 8-0) para a Taça de Portugal.

Foi 11 vezes internacional, fazendo parte da célebre Seleção dos “Magriços” que conquistou o 3º lugar no Mundial de Inglaterra em 1966.

Conseguiu licenciar-se em Economia enquanto futebolista, constituindo, até aí, um grande exemplo para os seus pares.

Mais tarde foi vice-presidente de João Rocha entre 1984 e 1986. Fez também parte da “comissão de honra” do centenário.

Em 2010 foi galardoado com o Prémio Stromp na categoria “Saudade”.

Morreu a 3 de Março de 2024.

Post to Twitter

1 Comment

  1. Boa tarde,

    Gostaria, se possível, me dessem o endereço da página de facebook do José Alexandre da Silva Baptista. Estive com ele em Macau, tenho fotos com ele e entretanto também perdi o seu contacto e gostaria de o rever.

    Obrigado.

    Cump.
    Carvalho Brochado

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.