2018 – Na final da Taça, após triunfo frente ao Porto nos penaltis!

18 de Abril de 2018. 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Depois de ter perdido no Porto por 1-0 o Sporting recebia um adversário motivadíssimo (com o triunfo na Luz para o Campeonato no fim-de-semana anterior quase garantiu o título).

Os leões atravessavam também uma boa fase de vitórias, mas esperava-se uma missão muito difícil. O Sporting tinha que marcar e não sofrer (nesta competição aplica-se a regra da UEFA de em caso de empate os golos fora valerem a dobrar – regra ridícula nos dias de hoje…).

O jogo começou muito fechado, muito tático. O Sporting até entrou bem, mas rapidamente os portistas ganharam uma ligeira prevalência que mantiveram até ao intervalo. O descanso chegou sem que tivesse havido grandes oportunidades de golo.

No 2º tempo o jogo foi mais animado. Aos 53 minutos Brahimi isolou Soares, mas uma intervenção de uma classe incrível de Coates anulou a jogada. Aos 60 Bruno Fernandes lançou Gelson Martins que enganou Alex Telles e assistiu Battaglia que ficou na cara de Casillas mas adiantou demasiado a bola. Aos 85, após um canto, Marcano despachou mal e a bola sobrou para Coates que rematou forte e inaugurou o marcador!

Após uma 2ª parte de supremacia sportinguista chegou o prolongamento. Quem esperava um Sporting mais desgastado que o adversário enganou-se redondamente. Os leões estiveram sempre por cima nos 30 minutos complementares e podiam ter marcado por várias vezes. Gelson, Montero e Bruno Fernandes tiveram boas chances. No último lance Brahimi também esteve muito perto de acabar com a eliminatória, mas rematou por cima.

Num ambiente de grande tensão veio então o desempate por pontapés da marca de grande penalidade. Logo no primeiro o portista Marcano atirou ao poste e depois ninguém mais falhou. Por nós  concretizaram Bruno Fernandes, Bryan Ruiz, Mathieu, Coates e Fredy Montero – todos com frieza e precisão extraordinárias!

A equipa: Rui Patrício; Piccini (Ristovski 71), Coates, Mathieu e Fábio Coentrão (Fredy Montero 76); Battaglia; Bryan Ruiz; Gelson Martins, Bruno Fernandes e Acuña; Bas Dost (Doumbia 105).

De destacar a grande partida de Coates, brilhante a defender, decisivo a atacar (fez o golo) e impecável no penalti do desempate. Mathieu também esteve em grande plano, bem como os habituais Rui Patrício, Bruno Fernandes e Gelson Martins. De destacar ainda as boas partidas de Acuña, Battaglia e Bryan Ruiz numa noite em que toda a equipa esteve num plano bem positivo perante um adversário muito difícil.

O Sporting estava assim na final da Taça de Portugal, onde iria encontrar o estreante Desportivo das Aves.

vídeo

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.