Bom futebol e golos em Basileia

21 de Fevereiro de 2008. Depois ter ganho na 1ª mão em Alvalade por 2-0 (bis de Vukcevic), o Sporting de Paulo Bento foi a Basileia fazer o seu 220º nas Competições Europeias (a contar para os 1/16 final da Taça UEFA) com algum conforto, conseguindo obter a sua 92ª vitória na Europa.

A equipa: Rui Patrício; Abel, Tonel, Anderson Polga (Gladstone 54) e Grimi (Ronny 68); Miguel Veloso; Pereirinha, Romagnoli (Farnerud (59) e João Moutinho; Rodrigo Tiuí e Liedson.

Paulo Bento tinha chamado a atenção para o facto de 1 golo do Sporting “acabar” praticamente com a eliminatória. Logo aos 2 minutos, no lado esquerdo do ataque, Moutinho levantou a cabeça, viu a desmarcação de Pereirinha, e com uma assistência perfeita permitiu ao jovem médio ala chutar colocado de pé direito fazendo um belo golo.

Aos 10 minutos, Eduardo, após um falhanço de Tonel, atirou por cima. Os suíços arriscavam cada vez mais e sobrava espaço para os contra-ataques leoninos. Depois do guarda-redes Crayton quase ter dado uma fífia num remate de Romagnoli, Rui Patrício saiu com coragem aos pés de Eduardo evitando o golo do empate.

João Moutinho destacava-se, assumia o papel de “patrão” da equipa, iniciando ataques, ajudando na defesa e tentando servir sempre os jogadores mais adiantados. Aos 36 minutos Patrício fez mais uma bela defesa, impedido o golo de Ergic. Antes do intervalo Liedson resolveu de vez o jogo com um chapéu magnífico a Crayton. Depois Patrício voltou a negar o golo do Basileia.

Para a 2ª parte o Sporting entrou com afinco e Liedson sentenciou a partida com o 3-0 aos 51 minutos. Os adeptos portugueses ensaiaram então alguns “olés” e Romagnoli falhou incrivelmente o 4º. Até final Paulo Bento ainda mexeu na equipa, que perdeu então fulgor, mas ainda houve tempo para Ronny criar e desperdiçar duas excelentes oportunidades.

No final, vitória clara por 3-0 e apuramento garantido para os 1/8 final. Foi a 92ª vitória do Sporting em Competições Europeias, 21ª fora de casa.

fc basel-0 sporting-3

Post to Twitter

Deixe o seu comentário