Barão

Francisco da Cruz Barão nasceu a 14 de Junho de 1957 em Mértola. Começou por jogar no Prior Velho tendo chegado ainda no escalão júnior ao Sporting.

Estreou-se oficialmente (pela mão do treinador Juca) a 24 de Abril de 1976 num Sporting-Sesimbra (5-0) para a Taça de Portugal, tendo sido essa a sua única presença da temporada. Na época seguinte voltou a ser pouco utilizado (apenas 4 jogos) mas em 1977/78 (com Paulo Emílio, primeiro, e Rodrigues Dias, depois) “explodiu” jogando habitualmente como médio defensivo e realizando 33 jogos. A 13 de Novembro de 1977 marcou o 1º golo num Sporting-Sp. Espinho (3-1) para a Taça de Portugal. Também nessa época conquistou o seu 1º título pelo clube – a Taça de Portugal.

Paradoxalmente voltou a quase não jogar em 1977/78 (apenas duas presenças), mas em 1979/80 chegou a Campeão Nacional sendo um dos jogadores mais utilizados do plantel (36 jogos). No ano seguinte jogou regularmente, assim como em novo ano de título (1981/82 – com Malcolm Allison). Nos 2 anos seguintes a concorrência aumentou e o abnegado defesa e médio não foi chamado com muita frequência. Acabou por sair do clube no final da temporada 1983/84 para o Portimonense, onde se manteve até ao final da carreira.

O seu último jogo de verde e branco vestido foi realizado em Bragança a 1 de Dezembro de 1983 (vitória por 5-1).

No total esteve 9 épocas no Sporting tendo acumulado 152 presenças e 2 golos em jogos oficiais. Ganhou 2 Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. Deixou uma imagem de jogador raçudo e polivalente. A sua utilidade foi indiscutível na fase em que os leões voltaram aos títulos entre finais dos 70s e princípios dos 80s. Em qualquer posição da defesa ou do meio campo, Barão era sinónimo de entrega total do 1º ao último minuto.

Encetou bastante cedo a carreira de treinador com passagem por diversos clubes das divisões secundárias do futebol português, destacando-se no seu percurso, sobretudo, as subidas de divisão no Estrela de Portalegre e Sp. Espinho.

Atualmente está de novo no futebol do Sporting, fazendo parte do staff técnico da equipa B.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário