Ana Marta Resendes

Ana Marta Resendes nasceu a 27 de Abril de 1980. Ingressou nas escolas de Natação do Sporting com apenas 4 anos, nas velhas piscinas do Campo Grande.

Fez toda a sua formação como atleta no seu clube do coração, construindo uma carreira repleta de êxitos pessoais e coletivos, representando um modelo de dedicação, competência e perseverança. A “pulga”, como era conhecida entre os companheiros, ficou como exemplo para todos os jovens nadadores que quiserem atingir não só patamares de prestação desportiva elevada como também realização e reconhecimento no seu trabalho diário honesto, alegre e dedicado.

Em cerca de 10 anos ao mais alto nível nunca referiu crises de motivação nem se queixou de faltas de incentivo. Atingiu os resultados que atingiu com esforço, dedicação, devoção e talento. Foi grande nos sucessos e enorme nos insucessos. Respeitadora de companheiros e adversários foi estimada por todos pela sua simplicidade, simpatia, humildade e solidariedade.

Líder incontestada e capitã duma equipa que dominou a Natação nacional de 2001 a 2005, e que alcançou na modalidade os primeiros títulos coletivos para os leões, Ana Marta Resendes abandonou a Natação sportinguista por questões da sua vida profissional e pessoal, com a necessidade de abraçar uma carreira na sua área de formação académica, saindo pela porta grande dum projeto onde teve um sucesso tremendo.

Os seus momentos gloriosos foram muitos. Atleta de alta competição, pré-olímpica em Sydney, com cerca de 20 internacionalizações, alcançou quase duas dezenas de títulos individuais, e os já referidos 5 títulos nacionais coletivos.
Na Taça Cidade de Lisboa, em 2005, fez a sua última prestação como nadadora leonina, tendo sido na altura merecedora duma justíssima homenagem por parte do departamento de Natação do Sporting cujo face mais visível era o seu treinador Carlos Cruchinho.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário