Jorge Theriaga

Jorge Tenreiro Theriaga nasceu a 8 de Março de 1954 em Lisboa e é considerado, simplesmente, o melhor bilharista português de todos os tempos.

Aos 12 anos começou a interessar-se pela modalidade, que praticava nos tempos livres. Aos 18, já estudante de medicina, e constatando o seu especial talento, tornou-se federado, conseguindo uma evolução muito rápida. Como sempre exerceu a sua profissão de médico, nunca colocou a hipótese de se profissionalizar, embora se mantivesse muito tempo entre os melhores do mundo.

Em 1980 venceu o seu 1º título nacional às 3 tabelas, iniciando aí um percurso verdadeiramente ímpar. 2 anos depois voltou a ganhar e soma nesta altura 19 títulos nessa especialidade (para além de vários outros noutras vertentes), onde durante muitos anos não teve rival à altura.

Internacionalmente também pontificou. Tudo começou em 1986 com o 3º lugar no Campeonato da Europa. 3 anos depois venceu a Taça do Mundo de Triatlo (3 tabelas, livre e 71/2). Em 1992 e 1993 voltou a ser a principal figura da seleção nacional classificada em 3º lugar no Campeonato do Mundo e da Europa, respetivamente. Em 1994 inscreveu-se como individual pois o Sporting abandonara a modalidade, mas no ano seguinte voltou ao convívio dos leões. Em 1996 conseguiu o seu maior título de sempre com a vitória na Taça do Mundo disputada na Bélgica. 3 anos depois perdeu essa mesma prova por apenas 1 ponto, conseguindo ainda um 3º lugar no Europeu disputado no Porto (com a maior série de carambolas da prova, 14).

Coletivamente ajudou o Sporting a classificar-se por 3 vezes como vice-campeão europeu, em 1996, 2003 e 2005 e a conquistar diversos títulos nacionais, que fazem dos leões a principal potência da modalidade em Portugal com 16 ceptros máximos.

Foi alvo de várias distinções, destacando-se o Prémio Stromp para “Atleta amador” em 1982 e a Medalha de Bons Serviços Desportivos atribuída pelo Governo Português em 1989.

Post to Twitter

3 Comments

  1. Meus caros,
    Apesar de tanto tempo decorrido, deixo aqui a informação sobre o título de Campeão do Mundo conquistado pelo Jorge Theriága, de quem fui companheiro de equipa durante muitos anos: foi em representação da CEB-Confederação Europeia de Bilhar, que o seleccionou para a representar no Campeonato do Mundo de Triatlo, realizado na então RFA, em 1989. Theriága competiu em “Três Tabelas”; Fonsy Grethen, do Luxemburgo, em “Quadro 71/2”; e António Oddo, de Itália, em “Uma Tabela”. Depois de uma derrota pela margem mínima na primeira partida, Theríaga venceu os outros três encontros, perante adversários de grande valia internacional e com resultados técnicos ao mesmo elevado nível, tendo sido decisivo na conquista do título.
    Saudações Leoninas.

  2. Agradecemos as suas simpáticas palavras. Está esclarecida a dúvida. Muito obrigado.

  3. Caríssimos

    Antes de mais os meus mais sinceros parabéns pelo magnifico site que têm vindo a construir sobre o nosso Sporting.

    Tenho uma dúvida bastante grande sobre o palmarés do Jorge Theriaga.

    Vocês na biografia dele referem que ele fez parte com especial destaque da equipa portuguesa campeã do mundo.

    Ora eu estou a tentar recolher todos os titulos mundiais ganhos por Portugal nas mais diversas modalidades e em nenhuma lista oficial, seja da UMB seja da BWA, portugal venceu algum título.

    No entanto é possivel que tenha sido um titulo de outra federação mas não consigo descobrir qual, podem ajudar-me neste aspecto?

    Basicamente só preciso de saber onde se realizou o campeonato pois o ano vocês dizem ser o de 1989.

    Agradeço desde já a atenção que me dispensaram

    Saudações Leoninas

    João Carlos

Trackbacks/Pingbacks

  1. Especial BILHAR - [...] Novo Sistema Bola Girada por Fora Clique aqui… Mais ameaças aos Clubes Clique na Imagem… Volta Theriaga O Bilhar…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.