Bessone Basto

António de Almeida Bessone Basto nasceu a 9 de Novembro de 1945 em Algés no seio de uma família muito ligada ao desporto. O seu avô paterno, Rodrigo Bessone Basto (fundador do Sport Algés e Dafundo), era um grande apaixonado da Natação, tendo levado o neto a diversos eventos ligados com a modalidade. O pai participou nos Jogos Olímpicos de Helsínquia em 1952 – como jogador da equipa nacional de Pólo Aquático, a mãe Genoveva Rosa também praticou Natação e a irmã igualmente. Logo, foi com grande naturalidade que António Bessone Basto enveredou muito cedo pela prática desportiva.

Logo aos 8 anos fez a 1ª travessia do Tejo, e aos 12 foi pela 1ª vez internacional. Nos anos 60 foi figura da Natação nacional vencendo diversos Campeonatos Nacionais, chegando a triunfar a nível ibérico e também nos jogos luso-brasileiros. Jogou Pólo-Aquático no Algés e no Sporting, mas foi no Andebol leonino, como guarda-redes, que assumiu o maior protagonismo no clube. Foram 7 os títulos nacionais conquistados numa era dourada da modalidade entre os leões, avultando o inédito penta-campeonato alcançado entre 1969 e 1973 – um feito sem paralelo em Portugal. Para além disso também venceu de verde e branco 3 Taças de Portugal, numa modalidade em que chegou por 45 vezes à internacionalização.

Numa vida inteiramente dedicada ao desporto, praticou ainda Râguebi, Judo, Karaté, Basquetebol, Andebol de Onze, Ténis, Ténis de Mesa e Pesca Submarina. Tinha uma máxima: quando começava num clube em determinada modalidade não mais mudava, pois segundo as suas próprias palavras: “Não fazia sentido para mim estar inserido num grupo, convivendo e partilhando determinados objetivos e depois, na época seguinte, defrontar esse mesmo grupo, agora noutra equipa…”

Dirigiu a secção de Atividades Subaquáticas do Sporting durante muitos anos, repletos de sucesso (conquista de inúmeros títulos na modalidade de Caça Submarina), e de vez em quando ainda mergulha em aventuras que o levam a passar várias horas dentro de água.

Ganhou mais de 1.500 medalhas e troféus na sua carreira, tendo sido distinguido com a Medalha de Mérito Desportivo e a Medalha de Amizade do Comité Olímpico de Portugal (COP).

É o atleta mais ecléctico e premiado do desporto português e já conquistou o “Rugido do Leão”, o “Juba de Leão (2001 – distinção máxima do Núcleo Sportinguista do Concelho de Mafra) e o Prémio Stromp (2004).

Post to Twitter

1 Comment

  1. Em 2001, foi-lhe atribuído o Galardão “Juba de Leão”, distinção máxima do Núcleo Sportinguista do Concelho de Mafra.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.