Gomes – Marcante final de carreira a verde e branco

Fernando Gomes nasceu a 22 de Novembro de 1956 no Porto. Começou nos Salesianos de Pinto Bessa, mas foi no Futebol de Salão (ao serviço do Sport Clube da Lomba) que despertou o interesse do FC Porto.

Esteve no clube da “invicta” desde as camadas jovens (1970/71) até 1989 (com 2 anos, entretanto, passados em Gijon). Pelos portistas ganhou tudo o que havia para ganhar a nível individual e coletivo, mas desentendimentos internos fizeram-no abandonar o “clube do seu coração”. Perante este desfecho Sousa Cintra não perdeu tempo e contratou-o.

Chegou ao Sporting no Verão de 1989 estreando-se oficialmente (com o técnico Manuel José) no 1º jogo oficial da temporada, frente ao Vitória de Guimarães (3-2) a 20 de Agosto. Marcou o 1º golo a 10 de Setembro numa receção ao Nacional da Madeira (2-0). Logo nessa 1ª temporada assumiu lugar de destaque na equipa fazendo uma dupla interessante com Cadete no ataque (remeteram Paulinho Cascavel para o banco de suplentes), uma simbiose entre a experiência e a juventude. Numa época que correu muito mal em termos coletivos foi, ainda assim, o melhor marcador da equipa – mas com apenas 8 golos.

No ano seguinte, com Marinho Peres, os sportinguistas fizeram uma temporada bem mais produtiva (apesar de terem terminado sem títulos) sobretudo fruto da boa campanha na Taça UEFA. Apesar de ter sido essa a sua última época como futebolista profissional, Gomes foi (a par de Leal) o jogador com mais presenças na equipa (50) apontando 29 golos. Despediu-se a 26 de Maio de 1991 com 1 golo no triunfo sobre o Gil Vicente (2-0).

Totalizou duas épocas, 79 jogos e 37 golos pelo Sporting. Foi em ambas as temporadas o melhor marcador da equipa. Apesar de ser uma figura incontornavelmente ligada ao FC Porto, deixou em Alvalade uma imagem de excelente profissional e goleador (o seu “ADN” ao longo de toda a carreira). Era possuidor dum excelente jogo de cabeça e “cheirava” o golo como ninguém.

Foi 48 vezes internacional A (13 golos marcados) e um dos melhores atacantes da História do Futebol português. O Sporting orgulha-se de ter contado com ele nas suas fileiras, por um período curto mas significativo. Hoje em dia faz parte dos quadros dirigentes do FC Porto.

GOLOS de GOMES no SPORTING
ÉPOCA TU CN TP TOTAL
1989/90 0 8 0 8
1990/91 5 22 2 29
Total 5 30 2 37

Post to Twitter

Deixe o seu comentário