Vitória clara sobre o Everton na Liga Europa

25 de Fevereiro de 2010. Neste dia o Sporting recebeu o Everton para a 2ª mão dos 1/16 final da Liga Europa. Após uma derrota em Liverpool por 2-1 e 7 jogos oficiais sem ganhar, os pupilos de Carlos Carvalhal tinham obrigatoriamente de dar uma imagem diferente…

A equipa: Rui Patrício; Abel, Tonel, Daniel Carriço e Grimi (Saleiro); Pedro Mendes; Izmailov (Matias Fernández), João Moutinho e Miguel Veloso; Yannick Djaló e Liedson (Anderson Polga).

Os primeiros minutos foram de alguma ansiedade, mas com o miolo do terreno bem preenchido por Pedro Mendes e Miguel Veloso, os sportinguistas foram tomando conta da partida. As oportunidades de golo acabaram por surgir, primeiro num bom remate de Izmailov (para excelente defesa de Tim Howard) e depois num livre direto de João Moutinho à trave.

Com 0-0 ao intervalo o Sporting surgiu com um futebol mais apoiado e mais rematador para o 2º tempo. Um “tiro” de longe de Yannick Djaló e outro (de calcanhar) de Liedson e ainda outro de primeira de Moutinho (a centro de Abel) levaram o perigo à baliza britânica. Carvalhal decidiu arriscar ainda mais e lançou Saleiro para o ataque. O 1º golo surgiu logo a seguir (64 minutos) após uma combinação entre Veloso e Saleiro com o centrocampista a fuzilar Howard. O Sporting estava à frente da eliminatória!

A equipa de David Moyes teve de arriscar, e depois de ter estado perto do empate sofreu o 2º após uma jogada de insistência de Izmailov e um tiraço de Pedro Mendes (o seu 1º golo de verde e branco). A tensão permaneceu porque um golo inglês alterava tudo, mas, em cima da hora, Matias Fernández, com uma execução primorosa (finta e remate) acabou com as dúvidas. A partida terminou com 3-0, uma excelente vitória para o Sporting.

No final, Miguel Veloso (um dos melhores em campo) afirmou: “Fizemos uma grande exibição e há que dar continuidade. Demonstrámos a união deste grupo. Entramos sempre para ganhar, mas infelizmente nem sempre acontece…”.

Este foi o jogo 244 do Sporting nas competições europeias, tendo obtido a 101ª vitória.

vídeo

Post to Twitter

Deixe o seu comentário