Goalball – Campeões europeus em ambos os sexos!

24 de Março de 2019, Domingo. O Sporting sagrou-se bicampeão europeu de Goalball, um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos para a baliza adversária. Cada equipa joga com 3 jogadores e 3 reservas, sendo obrigatório o uso de vendas por todos os atletas. Foi criado após o fim da Segunda Guerra Mundial como forma de ex-combatentes poderem praticar um desporto, tivessem ou não limitações físicas resultantes desse horrendo conflito.

Na tarde da sexta-feira anterior, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, realizou-se a cerimónia de abertura da Super Liga Europeia de Goalball que contou com as presenças do vereador da Câmara Municipal de Odivelas – Paulo César Teixeira, do administrador do LouresShopping – Mário Madeira e do diretor-geral das modalidades do Sporting Clube de Portugal – Miguel Albuquerque.

No pequeno discurso proferido na cerimónia, o responsável leonino mostrou-se orgulhoso de mais um evento onde o Sporting se encontrava inserido: “É um prazer enorme estar novamente em Odivelas (…) queria agradecer à Câmara Municipal por esta parceria que torna possível a organização do evento, tal como ao LouresShopping e aos nossos parceiros, sem eles não era possível estarmos aqui (…) é importante continuarmos a receber este tipo de eventos, é sinal de que confiam em nós e nas nossas organizações. O Sporting Clube de Portugal, enquanto instituição, tem uma grande relevância e importância neste tipo de ações e também na promoção daquele que é o nosso entendimento do que deveria ser o desporto, que é de todos e para todos (…) o Sporting CP continua a ser uma referência no desporto paralímpico, nomeadamente no Goalball, é o campeão em título e tem a esperança de conseguir manter o troféu.”

No final da cerimónia foi realizada a entrega dos galardões relativos ao ano anterior, sendo que os atletas leoninos Leomon Moreno e Erkki Miinala foram os vencedores escolhidos para integrar “A equipa do ano 2018”. A técnica verde e branca Márcia Ferreira recebeu o prémio de “Melhor treinador do ano 2018”.

O Sporting esteve presente com equipas em ambos os sexos (no caso feminino, a competição realizou-se pela primeira vez).

No primeiro dia de provas o nosso conjunto feminino bateu as dinamarquesas do BSI Copenhaga por 8-2. No dia seguinte as leoas venceram as finlandesas do Old Power por 10-4 e as espanholas do do Madrid +Ideas por 10-0.

A nossa equipa masculina defrontou dois adversários finlandeses. No primeiro jogo, contra o Old Power, os Leões venceram por 11-7, tendo batido o Aisti Sport por 7-3 no segundo encontro. No dia seguinte os leões obtiveram mais vitórias, agora perante o GC Perun por 8-5 e o FIFH Malmö por 12-5.

No Domingo a primeira final foi a feminina. O Sporting CP conquistou o troféu ao ganhar frente ao BSI Copenhaga por 10-6. As leoas acabaram assim a prova sem derrotas, conquistando mais um título europeu para o palmarés do Sporting Clube de Portugal, o primeiro no setor feminino desta modalidade.

Esta foi a 2ª conquista europeia nesta modalidade paraolímpica (após o título masculino no ano anterior), num total de 32 títulos europeus do Clube (mas o dia ainda não tinham acabado!)

No setor masculino a grande final foi de novo perante o GC Perun, da República Checa, com triunfo por 12-6, naquele que foi o 2º título europeu desta modalidade paraolímpica conquistado neste dia! Desta forma, o Sporting Clube de Portugal conquistou o 33.º título europeu do seu palmarés.

O presidente Frederico Varandas, marcou presença nas duas finais disputadas e na cerimónia de encerramento do torneio, mostrando-se orgulhoso pelas conquistas dos atletas do clube.

“Foi um belo torneio, com uma fantástica organização. No desporto não há género, há atletas, que com maior ou menor dificuldade competem com amor ao clube. É um grande orgulho o Sporting dar mais 2 títulos europeus a Portugal”.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário