Futsal – Kairat Almaty-1 Sporting-2 – Somos campeões europeus!

28 de Abril de 2019. O Sporting CP sagrou-se (finalmente!) campeão europeu de Futsal neste domingo ao vencer o Kairat Almaty (na casa do adversário) na final da UEFA Futsal Champions League por 2-1

Na 1ª parte o Sporting CP entrou bastante concentrado e pressionante, houve bastante equilíbrio em termos de posse de bola – com remates para ambas as equipas, principalmente para os leões, que criaram diversas oportunidades claras de golo mas com pouca sorte na finalização. Ao atingir a metade da 1ª parte, o Sporting CP acabou por baixar um pouco o ritmo, tornando o jogo mais disputado e dividido. Apesar das oportunidades criadas por ambas as equipas, nenhuma delas conseguiu concretizar, tendo-se registado o empate a zero ao intervalo.

Os leões regressaram dos balneários focados na vitória e, logo nos primeiros instantes, conseguiram marcar por intermédio de Diego Cavinato, depois de uma incrível jogada individual de Cardinal. Pouco tempo depois, aos 28 minutos, foi a vez de Alex Merlim fazer o gosto ao pé ao lançar uma “bomba” para o fundo das redes. O adversário ainda reagiu e, a jogar em cinco para quatro, acabou por concretizar aos 38 minutos (Douglas Junior), mas a vitória e o troféu não escaparam mesmo ao clube de Alvalade.

A nossa equipa: Guitta (gr); Erick Mendonça, Cavinato, Alex Merlim, Dieguinho, Gonçalo Portugal (gr), Léo, João Matos, Pedro Cary, Deo, Pany Varela, Alex, Cardinal e Rocha.

Nuno Dias, o nosso treinador, afirmou no final: “Destaco todo o espírito de equipa, garra, solidariedade, a confiança que hoje demonstrámos em todos os momentos do jogo e a forma como nos unimos quando estávamos em dificuldades. Acabámos por ser felizes, mas também merecemos toda a felicidade, e agora é usufruir.”

O presidente Frederico Varandas: “Muita emoção num dia no qual se fez história. Um título que era perseguido há mais de uma década e no primeiro ano em que a UEFA agarra na prova lhe dá dignidade máxima, o Sporting conquista-a, é do Sporting. Orgulho tremendo neste grupo, equipa técnica… é um grupo muito forte e é uma prova para toda a gente. Não éramos os favoritos, mas estes senhores escreveram História, tornaram-se imortais na História do Sporting.

Miguel Albuquerque, diretor-geral para as modalidades do Sporting Clube de Portugal, sublinhou que esta conquista “é um objectivo cumprido, era algo que nos fugia há uma vida. Competimos durante 16 anos na UEFA Futsal Cup, nunca conseguimos conquistar a competição e na primeira edição da UEFA Futsal Champions League o Sporting CP escreve o seu nome na História. Acho que é justo para os jogadores, fizeram tudo… uma equipa que elimina o SL Benfica, o Inter Movistar e que vem ganhar a Almaty merece. Há coisas que às vezes parecem que estão escritas na História – foi aqui que perdemos a primeira e a segunda final e foi aqui que, à terceira tentativa, conquistámos a competição. Eu falei nisso muitas vezes, sempre que cá vínhamos, algum dia tinha de cair para o nosso lado e esse dia foi hoje (…) toda a gente merece isto, os sportinguistas merecem este troféu, espero que todos o consigam festejar, é um troféu muito importante na história do Sporting CP. Espero que amanhã os sportinguistas consigam dar uma resposta daquilo que é a força do clube e do nosso eclectismo e consigam ir receber estes heróis ao aeroporto, eles merecem porque são fantásticos (…) obviamente que preferíamos ter 12.000 sportinguistas nas bancadas, ganhar este título era muito saboroso se o tivéssemos feito em casa, mas não foi possível e vencer esta competição é sempre saboroso [seja onde for]“.

Refira-se que 2 dias antes os leões bateram o Inter Movistar por 5-3 na meia-final, com golos de Dieguinho (3), Deo e Cardinal.

vídeo

Post to Twitter

Deixe o seu comentário