António do Couto

António do Couto nasceu a 8 de Março de 1884. Começou por jogar na Real Casa Pia de Lisboa (em finais do século XIX) passando depois para o Grupo Sport Lisboa onde se tornou o 1º capitão de equipa. Em meados de 1907 foi um dos jogadores atraídos pelas magníficas condições que o Sporting oferecia e mudou-se para o clube de Alvalade.

Fez parte da 1ª equipa oficial leonina jogando como médio-centro – a sua posição de sempre. Foi um dos melhores futebolistas do seu tempo. Era fortíssimo fisicamente e tinha grande resistência.

A 27 de Agosto de 1910 fez parte da equipa do Sporting (a que foram acrescentados alguns futebolistas convidados) que jogou pela 1ª vez no estrangeiro (durante algum tempo foi considerado, erradamente, o 1º jogo da Seleção Nacional), frente ao Recreativo Huelva (vitória por 4-0). Esteve 6 épocas no Sporting como futebolista, “arrumando” as botas em 1914.

Foi membro do 1º Conselho Fiscal do Sporting, eleito a 4 de Janeiro de 1910, com as funções de relator. Concluiu os estudos em Arquitetura, e nesse papel foi autor do projeto das instalações do Campo Grande – inauguradas em 1917. Como Arquiteto foi ainda a principal figura de vários espaços como o parque de jogos do Casa Pia, o Campo do Restelo e a Estátua do Marquês de Pombal (aqui em parceria com Francisco Santos, seu amigo, e que com ele jogou no Sporting).

Foi o sócio nº 1 do Sporting desde 1 de Janeiro de 1928 até à data da sua morte – 3 de Julho de 1946.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário