Laszlo Bölöni – Recordista de jogos sem perder e único a ganhar CN, TP e ST consecutivamente

Nasceu a 11 de Março de 1953 em Tirgu Mures – Transilvânia – Roménia. Depois de longos anos no clube da sua terra chegou ao Steaua de Bucareste onde se afirmou como um dos melhores futebolistas romenos de sempre e ganhou tudo o que havia para ganhar, acumulando 108 presenças e 25 golos na Seleção.

Como treinador começou no Nancy onde andou pelas 1ª e 2ª divisões francesas. Em 2000 chegou a selecionador romeno e de lá saiu para o Sporting, que pretendia apostar num treinador de grande experiência com jovens pois a Academia Sporting estava a ponto de ser inaugurada.

Assinou contrato com os leões a 18 de Junho de 2001. Na pré-temporada lançou Hugo Viana, Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo (não se viria a estrear nos seniores esse ano) na equipa e pediu a contratação do compatriota Niculae. A época oficial começou com uma vitória frente ao FC Porto, mas perdeu os 2 jogos seguintes. Quando alguma contestação já se fazia sentir chegou Jardel e tudo mudou. Os sportinguistas embalaram para uma época fantástica a nível interno na qual conquistaram o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, deixando a Taça UEFA nos oitavos-de-final apesar de boas exibições frente ao AC Milan. No final da temporada lançou o livro “O Bloco de notas de Laszlo Bölöni”, um documento muito interessante que deu a conhecer a todos o que escrevia afinal o romeno no livrinho que sempre o acompanhava nos jogos e treinos,

Com duas vitórias e um empate nos primeiros 3 jogos da época seguinte (e vitória na Supertaça pelo meio que o tornou o 1º treinador em Portugal a conquistar as 3 principais competições consecutivamente – e o único do Sporting a vencê-las) bateu um recorde do clube de 33 jogos oficiais sem perder (que se mantém). No entanto, João Pinto trouxe um castigo do Mundial e Jardel viveu graves problemas psicológicos que o fizeram estar em “part-time” na equipa, o que conduziu a uma época desastrosa. Ainda assim apostou em Cristiano Ronaldo e foi o último treinador do Sporting no Estádio Alvalade 2G. No final saiu e nos sportinguistas ficou um sentimento de dúvida em relação ao seu valor pois a equipa foi capaz do 8 e do 80 durante a sua permanência no clube.

Depois de Alvalade esteve no Rennes, Monaco, Al-Jazira, Standard Liège (onde voltou a ser campeão) e Al Wahda, RC Lens, PAOK, Al-Khor (do Qatar), Antuérpia, Gent, Panathinaikos e Metz.

LASZLO BÖLÖNI como treinador do SPORTING
ÉPOCA J V E D GM GS % TÍTULOS
2001/02 47 32 11 4 105 36 79,8% CN – TP
2002/03 43 21 10 12 74 50 60,5% ST
TOTAL 90 53 21 16 179 86 70,6% CN – TP – ST

Post to Twitter

2 Comments

  1. obrigado:)

  2. Nasceu em Tirgu Mures. Bom artigo!

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.