2021 – Auriol Dongmo sagra-se campeã europeia no lançamento do peso!

5 de Março de 2021. Auriol Dongmo, atleta do Sporting Clube de Portugal ao serviço da selecção portuguesa, conquistou neste dia a medalha de ouro na final do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de Atletismo em pista coberta que decorrem em Toruń, na Polónia.

Em estreia na competição, a leoa de 30 anos conseguiu a marca de 19m34cm no 5º ensaio, que valeu a 1ª medalha para o Clube de Alvalade e para Portugal nestes Europeus.

A atleta leonina abriu o concurso com um nulo, mas no seguinte assumiu a liderança com a marca de 19m21cm. Nos 2 ensaios seguintes ficou ligeiramente abaixo (19m07cm e 19m08cm) e seria, inclusive, ultrapassada pela sueca Roos (19m29cm). Contudo, no 5º ensaio, Dongmo voltou a superar-se e atingiu a marca que a tornou campeã europeia!

Com o contrato renovado recentemente com o Sporting CP, Dongmo chegou a estes campeonatos como campeã nacional e no 1º lugar do ranking mundial do ano, com a marca de 19m65cm – recorde pessoal e nacional.

Depois de ter batido diversos recordes nacionais e internacionais, Auriol Dongmo deu continuidade ao seu bom momento e somou mais um feito inédito em Toruń, na Polónia, naquela que foi a sua primeira prestação numa grande competição por Portugal.

Aos 30 anos, Auriol Dongmo (nascida nos Camarões) conta já com dupla nacionalidade desde 2019, mas só em 2020 foi autorizada a competir com o símbolo das quinas

Depois da medalha de ouro conquistada, Carlos Lopes, diretor do departamento de Atletismo do Sporting Clube de Portugal, reagiu ao título da atleta Leonina e elogiou o trabalho que esta tem desenvolvido na disciplina: “É uma verdadeira campeã e demonstrou bem o trabalho que tem feito nos últimos anos em Portugal e tenho de dar também os parabéns ao seu treinador Paulo Reis (…) É um momento importante não só para a Auriol e para o seu treinador, mas também para o desporto português e para o Sporting CP. Por tudo isto, valeu a pena o esforço tremendo que a atleta tem feito na modalidade e que permite ao clube continuar a manter uma equipa feminina com as melhores da Europa (…) Manteve a sua superioridade desde o início e manteve uma posição firme mesmo quando foi ultrapassada. A Auriol reagiu de imediato e de forma excelente, o que só demonstra o grande momento que atravessa (…) Saiu daqui com essa vontade de ganhar, cumpriu com todo o rigor e os adversários também estiveram à altura, o que reforça ainda mais a qualidade da atleta e do seu temperamento para se impor”.

vídeo

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.