Râguebi – Sporting-8 Benfica-8 vp – Pentacampeãs nacionais!

28 de Março de 2021. A equipa feminina de Râguebi do Sporting CP continua a não dar hipóteses a nível nacional e, neste domingo, voltou a vencer o Campeonato Nacional da Divisão de Honra XV, desta vez na nova vertente de Râguebi de 15 – partida disputada nas Caldas da Rainha.

Para conquistar o título as leoas tiveram de vencer, mais uma vez, o Benfica – desta feita por 11-8 num jogo que teve de ser resolvido nas grandes penalidades, depois do empate (8-8) no tempo regulamentar e após o prolongamento.

Ao intervalo a formação orientada por Pedro Leal já vencia por 5-3, mas a equipa encarnada ainda conseguiu virar o resultado e colocar-se na frente do marcador. Ainda assim, apesar de ter várias baixas para esta partida, o Sporting CP acabou por empatar, com um drop da capitã Isabel Ozório, e levar o encontro para prolongamento.

No prolongamento, Sporting CP e Benfica continuaram empatados com a partida a chegar às grandes penalidades – 3 para cada lado (pontapés desde a linha dos 22 metros) e apenas uma convertida, com a capitã verde e branca a voltar a marcar e a dar mais um título ao emblema leonino.

Este foi o 5º título nacional de Râguebi consecutivo para as leoas, o 1º conquistado na variante de 15, depois de no ano passado o campeonato ter sido disputado por equipas de 13 jogadoras e nos 3 anos anteriores em sevens.

Pedro Leal, o treinador, mostrou-se naturalmente satisfeito: “Foi um jogo muito renhido, e não foi um jogo propriamente bonito, mas as finais não se jogam, ganham-se. E, felizmente, tivemos a ‘sorte’ – e o mérito, após conseguirmos o prolongamento – de ganhar mais este jogo e este campeonato (…) Além de significar mais uma taça conquistada, dá-nos ainda a possibilidade de jogarmos, mais uma vez, a Taça Ibérica. Por isso, estamos duplamente satisfeitos (…) Todos os títulos são bons e importantes, mas este foi especial por várias razões e, principalmente, porque foi o primeiro que jogámos em râguebi de 15. Jogámos com muitas miúdas, inclusive com a Matilde Pedro, de apenas 16 anos, porque tínhamos muitas baixas, e mesmo assim, perante um Benfica que está a crescer, vencemos (..) Estou muito satisfeito por isso, apesar de não estar satisfeito com o nível do jogo em si”.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário