Sousa – Centrocampista rematador de qualidade

António Augusto Gomes de Sousa nasceu a 28 de Abril de 1957 em S. João da Madeira. Desde muito novo que sonhava ser jogador de futebol e aos 15 anos conseguiu-o, na Sanjoanense. No ano seguinte chegou à equipa principal e começou a dar que falar devido à sua boa técnica e remate poderoso. Depois de 4 boas temporadas no Beira-Mar, chegou em 1980 ao FC Porto, e nas Antas confirmou o seu grande talento.

No Verão de 1984 João Rocha contratou-o (e a Jaime Pacheco) para o Sporting. Estreou-se oficialmente a 26 de Agosto de 1984 (com John Toshack) numa receção ao Vitória de Guimarães (3-0) para o Campeonato Nacional. Marcou o 1º golo logo na semana seguinte em Coimbra (3-2). Rapidamente conquistou a titularidade na meia esquerda do meio campo (fortíssimo) leonino. Nessa 1ª época realizou 36 jogos e confirmou a sua “veia goleadora” ao fazer 11 golos, o que para um centrocampista é significativo

Na temporada seguinte, com Manuel José, voltou a ser protagonista, atuando agora numa posição mais central no terreno. Realizou 39 jogos e fez 8 golos. O seu momento mais alto da época terá sido a magnífica exibição e o golo portentoso frente ao Atlético de Bilbau (3-0) para a Taça UEFA. Jogou (e marcou) pela última vez a 20 de Abril de 1986 frente ao Salgueiros (2-1) no jogo derradeiro da temporada.

Esteve um total de duas épocas no Sporting. Fez 75 jogos oficiais e marcou 19 golos. Consta que nunca lidou muito bem com as brincadeiras dos colegas face à sua “pronúncia do norte”. A sua vontade em regressar à “invicta” e a falta de condições financeiras do Sporting para lhe renovar contrato acabaram por conduzir à sua saída do clube…

Regressou então ao FC Porto, onde ganhou tudo, passando mais tarde por Beira Mar, Gil Vicente, Ovarense e Sanjoanense (onde se iniciou como treinador). Foi 27 vezes internacional A (1 golo) e um dos futebolistas com mais jogos na 1ª divisão em Portugal.

Mais tarde voltou a Aveiro onde passou grande parte da carreira de técnico, tendo como ponto mais alto o triunfo na Taça de Portugal de 1999.

video

Post to Twitter

Deixe o seu comentário