Sandra Teixeira

Nasceu a 13 de Março de 1978 em Coimbra. No Mundo do Atletismo e entre os amigos é conhecida por Sassi. Com 5 anos foi para Lisboa.

Amante do desporto desde muito cedo, começou com 12 anos a jogar Andebol (no Caxias) e depois Futebol de Salão. Um dia, um amigo que gostava de assistir aos seus jogos convenceu-a a mudar para o Atletismo, pois nunca se cansava, correndo o tempo todo de um lado para o outro. Nas corridas da escola Sandra já costumava ganhar e por isso acabou por decidir experimentar. Foi correr uma prova de estrada em Queluz de Baixo e ganhou! Nas suas próprias palavras (e com um sorriso largo): “Lembro-me de andar com a taça no meu bairro a mostrá-la a toda a gente!”

Com um início tão prometedor no Atletismo, o seu ex-técnico – Pedro Gomes, nunca mais a “largou”. Ia buscá-la a casa 3 vezes por semana e levava-a ao Estádio Nacional para treinar. Rapidamente se sagrou campeã nacional dos 400 metros e convidaram-na para ir a Inglaterra representar a Seleção, o que para ela foi uma grande alegria.

Daí para cá dedicou-se profundamente ao Atletismo. Esteve 6 anos no Linda-a-Pastora e desde 1998 que concretiza o sonho de representar o Sporting (porque sempre foi sportinguista e o convite para ingressar nos leões lhe deu uma grande alegria).

A nível nacional o seu palmarés é extraordinário. Para além de outros triunfos (individuais e coletivos) em diversas provas de pista, estrada ou crosse, já ganhou, de verde e branco, 1 Campeonato de Portugal dos 1.500 metros, 8 dos 800 e 2 dos 400 metros (todos em pista). Em pista coberta já foi 3 vezes campeã de Portugal dos 1.500 e 7 vezes campeã de Portugal dos 800 metros- estes números dão um total de 21 títulos de Campeã de Portugal individual. Contribuiu para dezenas de títulos coletivos!

A nível internacional conquistou uma medalha de bronze nos Jogos Ibero-americanos, duas de ouro nos Jogos da Lusofonia e um 6º lugar nos Campeonatos do Mundo Universitários. Já representou Portugal em vários Campeonatos da Europa e do Mundo.

Paralelamente ao Atletismo tirou o curso de Educação Física na Faculdade Lusófona. Depois esteve 2 anos a dar aulas mas não se sentia preenchida… De há 6 anos para cá é guarda prisional no Estabelecimento Prisional de Tires, onde também desenvolve um projeto desportivo com as reclusas. Diz que se sente “completa e feliz porque faço aquilo que gosto e ao mesmo tempo posso treinar ao mais alto nível uma vez que o estatuto de alta competição me permite ter um horário compatível com o trabalho”.

Recebeu o prémio “Rugidos do Leão” em 1998.

De magníficas atletas como Sandra Teixeira se vai fazendo a História do Atletismo do Sporting, a modalidade que mais glória dá ao clube, desde sempre!

Post to Twitter

Comments (4)

 

  1. Adão França says:

    Olá Sandra, um grande beijo pela tua humildade, pela tua simpatia, em pouco mostras imenso, tu és amiga, tu és o orgulho da tua família e dos teus amigos, conheço-te desde pequena e sempre foste o que relatas no teu moral, só tenho pena de não seres do Benfica. Os amigos não se esquecem nunca, um beijo e até sempre, Adão França.

  2. salomao says:

    Para que todos saibam e a minha irma gemea..lol…maninha tenho muito orgulho de ser teu gemeopois tu es,super amiga, divertida,alegre..enfim sao imencas as qualidades…continua mana campea..bj com muitas saudades

  3. Marisa Pinto says:

    Além de boa atleta,têm de se salientar que é uma pessoa fantástica e por isso têm um grupo de amigos sem fim a vista,da qual eu faço parte com muito gosto!!
    Gosto muito de ti amiga!!
    Beijos grandes.

    PS:Esqueçeram de dizer que ela é fã do Piu Piu :)

  4. Mila Soares says:

    É uma excelente atleta, treina horas a fio, uma verdadeira CAMPEÃ
    Parabéns

Deixe o seu comentário