1984 – Capitaneados por Brito, Campeões Nacionais de Andebol pela 15ª vez

6 de Maio de 1984. Na dupla jornada do fim de semana, ao empatar na Luz a 17 golos e ao vencer o FC Porto no Alvalade por 29-23, o Sporting sagrou-se Campeão Nacional de Andebol.

Sem ter feito um grande torneio das duas primeiras fases da prova, o Sporting (comandado por Ângelo Pintado) exibiu as suas credenciais nesta fase final, tendo chegado ao jogo derradeiro com o FC Porto com o título à vista, necessitando para isso da vitória decisiva. A experiência e força anímica do capitão Manuel Brito foram decisivas para a prestação da equipa nesta fase decisiva da prova. Na partida frente ao FC Porto alinharam e marcaram: Carlos Silva (Pedro Miguel); Carlos Correia (1), Marques (8), Mário Santos (1), Miranda (4), Pires (4), Areias (3), Brito (1), Carlos José (2), Franco (5) e Luzia.

Na partida da véspera frente ao Benfica (que tinha de ganhar), talvez o jogo mais marcante da temporada, o Sporting só esteve à frente aos 12-10, mas soube, com muita tranquilidade, nos momentos finais e sem posse de bola, arrancar um precioso empate que deixou em natural delírio os sportinguistas. O Benfica, para muitos as equipa com melhores jogadores em Portugal, não conseguiu, assim, ultrapassar o  Sporting, que fez da garra a sua maior arma. Na classificação final o Sporting somou 15 pontos contra 13 do Benfica, 12 do Belenenses e 8 de FC Porto. Os leões eram campeões nacionais pela 15ª vez.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.