Bas Dost – O “trovão” holandês!

Bas Leon Dost nasceu a 31 de Maio de 1989 em Deventer nos Países Baixos. Começou por jogar no CVV Germanicus e aos 12 anos chegou ao FC Emmen (onde mais tarde se estreou como profissional), depois no Heracles, Heerenven (sempre com muitos golos) e chegou ao Wofsburgo onde realizou 4 razoáveis temporadas (chegou a internacional holandês) que o levaram ao Sporting.

Ao Alvalade chegou na parte inicial da temporada 2016/17 (proveniente do Wolfsburgo), para substituir Slimani (idolatrado pelos sportinguistas, que saiu para o Leicester). Estreou-se oficialmente a 10 de Setembro de 2016 numa receção ao Moreirense a contar para a 4ª jornada do Campeonato Nacional (3-0 e um golo marcado). Nessa 1ª temporada no Sporting fez 36 golos (em 41 jogos), 34 dos quais no Campeonato Nacional (melhor marcador nacional, 2º melhor da Europa). Apesar de a equipa de Jorge Jesus nada ter conquistado, o holandês conquistou totalmente os sportinguistas pelo seu engodo pela baliza e alegria de jogar, e surgiu o cântico para ele baseado no Thundestruck dos AC/DC!

Na temporada seguinte, 2017/18 manteve-se em alto nível, fazendo muitos golos e uma “sociedade” muito interessante com Bruno Fernandes. A 27 de Janeiro de 2018 marcou, em Braga, na final da Taça da Liga perante o Vitória de Setúbal (1-1, triunfo nos penaltis). No início de Abril, após uma derrota no Vicente Calderón por 2-0 para a Liga Europa (após a qual o presidente Bruno de Carvalho “explodiu” no Facebook) as coisas entraram por caminhos estranhos, com um ambiente tenso que veio a ter o seu climax na “invasão” à Academia onde o holandês foi dos futebolistas que ficou mais mal tratados (a sangrar da cabeça). A temporada terminou pouco mais de 1 mês depois com uma derrota no Funchal na última jornada do Campeonato (1-2, golo de Bas Dost) que afastou a equipa da Liga dos Campeões, e depois a final da Taça de Portugal perdida para o Desportivo das Aves (!). Apesar de tudo somou mais 34 golos (em 49 jogos), voltando a ser, claramente, o melhor marcador da equipa (2º no Campeonato, com 27 golos, atrás do benfiquista Jonas).

Bas Dost foi então um dos futebolistas que rescindiu contrato, mas Sousa Cintra conseguiu demovê-lo e fazê-lo assinar um novo vínculo ao clube.

2018/19 começou então com a Comissão de Gestão presidida por Sousa Cintra e o treinador José Peseiro. Apesar de ter um conjunto de jogadores de altíssimo nível, o Sporting não começou bem, e Peseiro acabou substituido por Tiago Fernandes e logo a seguir Marcel Keizer que orientou a equipa em grande parte da temporada.

Os leões conquistaram a Taça da Liga (1-1 frente ao FC Porto – golo de Bas Dost – e triunfo nos penaltis) e a Taça de Portugal (2-2 frente ao FC Porto, um dos golos de Bas Dost – viria a ser o seu último no Sporting – e triunfo nos penaltis). O holandês fez uma época menos fulgurante (chegou a ser preterido por Luiz Phellype, com quem lutou pela titularidade em boa parte da temporada) – 23 golos em 35 jogos (foi o 2º marcador da equipa a seguir a Bruno Fernandes).

Bas Dost ainda começou a temporada seguinte (19/20), mas fez apenas 2 jogos. Jogou pela última vez a 11 de Agosto de 2019 (com Marcel Keizer) no Funchal frente ao Marítimo (1-1) na 1ª jornada do Campeonato Nacional. Saiu então para o Eintracht de Frankfurt por apenas 6 milhões de euros (um valor de saldo que nunca ninguém compreendeu)

Totalizou 127 jogos oficiais e 93 golos de verde e branco (17º melhor goleador da História do clube – 12º melhor em termos de média de golos marcado por jogo). Foi o melhor marcador do clube em 2 temporadas, melhor do Campeonato e bota de prata europeu em 2016/17. Ganhou 1 Taça de Portugal e 2 Taças da Liga.

Depois de Frankfurt rumou ao FC Brugges. Em ambos os clubes esteve a um nível razoável mas nunca no mesmo plano dos magníficos anos no Alvalade onde, definitivamente, deixou muitas saudades!

GOLOS de BAS DOST no SPORTING
ÉPOCA LC LE CN TP TL ST TOTAL
2016/17 1 34 1 0 36
2017/18 3 1 27 2 1 34
2018/19 1 15 5 2 23
2019/20 0 0 0
Total 4 2 76 8 3 0 93

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.