Grande noite europeia no Alvalade frente aos alemães do Borussia Dortmund!

24 de Novembro de 2021. 5ª jornada da Fase de Grupos da Liga dos Campeões. No Estádio Alvalade o Sporting tinha a hipótese de garantir a presença nos oitavos de final da competição se vencesse os alemães do Borussia Dortmund por 2 golos de diferença. Era uma missão muito difícil mas possível. A equipa leonina vinha demonstrando uma grande coesão, uma enorme segurança defensiva, e no ataque tinha jogadores que podiam desequilibrar a qualquer momento.

A equipa: Adán; Gonçalo Inácio, Coates e Feddal; Pedro Porro, João Palhinha, Matheus Nunes (Ugarte 89) e Matheus Reis (Ricardo Esgaio 68); Pote (Flavio Nazinho 89), Paulinho (Tiago Tomás 86) e Sarabia (Nuno Santos 68).

Os alemães começaram ligeiramente melhor, mas sem conseguirem criar oportunidades reais de golo. Aos poucos o Sporting foi subindo no terreno. Aos 30 minutos a grande noite do Alvalade começou a “desenhar-se” com um lançamento longo de Coates. Schultz parecia poder controlar mas tocou apenas de raspão na bola, que sobrou para Pote. O médio ofensivo leonino conseguiu isolar-se e rematar para o melhor sítio – era o 1-0!

Aos 34 minutos, numa fase em que o Sporting crescia cada vez mais no jogo, Sarabia criou muito perigo, mas Witsel intercetou. Aos 39 jogada de envolvimento do ataque leonino com a bola a passar por Matheus Nunes, Paulinho e Matheus Reis. Akanji cortou para uma zona central e Pote atirou um petardo colocado que fez o marcador subir para 2-0. O Sporting conseguia bem mais cedo que o esperado colocar-se como queria no marcador.

O Borussia, como grande equipa que é, reagiu, e Malen esteve muito perto do golo, negado por um corte quase em cima da linha de Gonçalo Inácio (uma daquelas intervenções defensivas que equivale a um golo!). O intervalo chegou com 2-0.

Os alemães entraram na 2ª parte determinados a mudar o rumo dos acontecimentos, mas aos 48 minutos, num excelente contra-ataque, Sarabia tabelou com Pote, mas o espanhol, em excelente posição, falhou o golo… O jogo ficou então um pouco “partido” com a bola a circular num e noutro ataque, mas com o Sporting sempre mais incisivo e perigoso.

Depois vieram as substituições, e aos 73 minutos Pedro Porro aparece caído no relvado, aparentemente por ação de Emre Can. Gerou-se então bastante confusão no relvado entre membros das duas equipas e o árbitro expulsou o alemão.

Com o resultado favorável e a jogar contra 10, pareceu então que o Sporting poderia encarar os últimos 20 minutos com grande otimismo. Essa sensação cresceu aos 79 minutos quando Paulinho foi claramente carregado na área. Depois de consultar o VAR, o árbitro espanhol apontou para a marca de grande penalidade. O penalty foi apontado apenas aos 81 minutos – Pote permitiu a defesa a Kobel, mas, rapidíssimo, Pedro Porro recargou de cabeça para o fundo das redes – 3-0 e tudo parecia decidido.

Ainda assim os alemães não desistiram e o Sporting não soube guardar a bola da melhor forma, tentando controlar demasiado atrás (o que é sempre perigoso…). Em cima dos 90 minutos Flavio Nazinho entrou e estreou-se oficialmente de verde e branco. Aos 3º dos 7 minutos de compensação, jogada do Borussia pela esquerda, cruzamento rasteiro e Malen a concluir para o 3-1. Este golo ainda assustou o Alvalade. Aos 90+8 Adán ainda teve que agarrar com toda a segurança após um livre dos alemães e a partida terminou com um excelente triunfo da nossa equipa, que garantiu assim a passagem à fase em que estarão as 16 melhores equipa europeias. Foi a 2ª vez na História da Liga dos Campeões que o Sporting conseguiu passar a Fase de Grupos numa grande noite no Alvalade!

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.