1913 – Êxitos na “Semana Sportiva”, com presença do 1º presidente da República

17 de Março de 1913. Numa organização do jornal “O Mundo” decorreu a Semana Sportiva, uma reunião com impacto, que poderia de alguma forma ombrear com os Jogos Olímpicos Nacionais.

2 dias antes da competição se iniciar a direção leonina fez publicar o seguinte texto (curioso) no jornal “O Século”: “A direção do Sporting Clube de Portugal avisa os seus consócios que, para as festas da Semana Sportiva, organizadas pelo jornal “O Mundo” (que contam com a presença do Presidente da República, Manuel de Arriaga) que se realizam no seu campo de 9 a 17 do corrente, se podem reservar lugares para senhoras de sua família na tribuna”.

Manuel de Arriaga (foto), o 1º presidente da República (na altura com 72 anos) pontificou na inauguração ao lado dos ministros do interior, das finanças e dos negócios estrangeiros. Como não poderia deixar de ser as competições foram à liça no campo do Lumiar, recinto sportinguista, e foram seguidas com grande entusiasmo. Os atletas do Sporting estiveram brilhantes, sublinhando-se individualmente os triunfos de Salazar Carreira (400 metros), João Aguiar (1.500 metros), Armando Almeida (maratona), Carlos Santos (salto em altura sem corrida – 1m42cm – recorde nacional), Gabriel Ribeiro (salto em comprimento com corrida e 110 metros barreiras – em 18s, recorde nacional), Damião de Góis (salto em comprimento sem corrida – 2m92cm – recorde nacional), Francisco Stromp (lançamento do disco) e Carlos Fernandes (corrida de bicicletas). De realçar os 3 recordes nacionais batidos pelos leões. A imbatível equipa de Luta de Tração, treinada por Pedro del`Negro, venceu facilmente, aproveitando-se do seu peso.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.