Râguebi – Sporting-20 AEES Agrária Coimbra-10 – Ganhámos a Taça de Portugal!
9 de Abril de 2022. A equipa feminina de Râguebi do Sporting conquistou neste sábado, a Taça de Portugal ao vencer a AEES Agrária de Coimbra por 20-10 nas Caldas da Rainha.
Com este troféu, a equipa orientada por Filipe Luís atingiu a dobradinha, juntando a Taça de Portugal ao Campeonato Nacional. Foi também a 5ª Taça de Portugal do palmarés do Sporting CP – a primeira em rugby de XV.
O Sporting CP, detentor da hegemonia do Râguebi feminino em Portugal ao longo dos últimos anos, começou melhor e conseguiu o primeiro ensaio logo aos 8 minutos por intermédio de Inês Marques, mas a resposta não tardou, pois pouco depois, Inês Spínola foi a autora do ensaio do empate para a AEES Agrária de Coimbra (5-5).
O Sporting dominava, mas foi preciso esperar até aos últimos instantes da 1ª parte para ver mais um ensaio. Desta feita foi Beatriz Amaral, após grande esforço de toda a equipa, a finalizar e a levar o Sporting CP na frente por 10-5 para o descanso.
No 2º tempo o Sporting voltou a entrar melhor e Leonor Amaral fez o 15-5. Na conversão, Isabel Ozório não falhou e aumentou a diferença para 17-5. Mais uma vez, a AEES Agrária de Coimbra reagiu e reduziu para 17-10, deixando tudo em aberto.
O marcador acabou por ficar fechado já nos 10 minutos finais, quando Isabel Ozório, com um pontapé certeiro, apontou o 20-10. Até ao final, o Sporting CP geriu o resultado e assegurou o triunfo na final da Taça de Portugal.
A equipa: Joana Morgado (Tânia Semedo 50), Inês Marques, Franciny Amaral, Ana Freire (Sara Balcão 79), Margarida Arriaga e Cunha (Catarina Pires 60), Sara Silva, Leonor Amaral, Maria Teixeira, Marta Pedro (Marcela Máximo 72), Francisca Baptista [C], Beatriz Teixeira (Maria Bernardo 79), Isabel Ozório, Antónia Braga, Joana Silvestre (Carolina Menoita 79) e Beatriz Amaral. Não utilizadas: Mariana Fonseca e Josefa Gabriel.
No final o treinador Filipe Luís afirmou: O Sporting CP trabalhou muito bem e, repito, o Râguebi é um desporto muito justo. Estivemos por cima em quase todas as fases do jogo, demonstrámos que viemos cá para ganhar. Cumprimos a nossa tarefa muito bem. As atletas estiveram muito bem e cumpriram tudo o que lhes foi dito, salvo raros momentos de exceção. Fizeram por merecer esta vitória (…) estivemos melhor fisicamente. O nosso pack avançado trabalhou muito e esteve por cima no jogo. Andámos constantemente para a frente e tivemos, acima de tudo, muita vontade de ganhar. Tecnicamente, não cometemos muitos erros e ganhámos com toda a justiça (…) Tivemos dificuldades, com jogadoras de fora da convocatória de ontem para hoje. Temos vindo a ter algumas questões físicas nas últimas semanas e isso fez com que algumas pessoas se tivessem de chegar à frente. Cumpriram muito bem com a sua parte e o resultado está à vista. Estou muito satisfeito”.
A capitã Francisca Baptista: “Confirmou-se um jogo complicado, com muito mérito para a AEES Agrária de Coimbra. Conseguimos dar a volta, impor o nosso jogo, diminuir os erros e erguer a nossa camisola e os nossos valores. Estamos muito felizes. Conseguimos superar as adversidades e isso notou-se dentro de campo. As lesões foram-se embora e mostrámos o nosso valor”.