Futebol – Portimonense-2 Sporting-3
33ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional. Em Portimão, o Sporting entrou em jogo sabendo que o FC Porto tinha acabado de ganhar na Luz e que por isso o título estava matematicamente entregue. Esse facto não foi motivo para menor empenho ou consideração pelo jogo. A nossa equipa foi séria, procurando sempre o triunfo.
Aos 11 minutos Tabata, após cruzamento de Matheus Reis, teve um boa oportunidade, mas rematou por cima. No minuto seguinte, lance de insistência de Marcus Edwards pela direita, e Tabata a surgir muito bem e a inaugurar o marcador perante a sua ex-equipa.
O Sporting continuou a mandar claramente no jogo, mas aos 24 minutos Coates cometeu um falta muito perto da área sobre Welinton. Na marcação do livre, no 1º remate que fez, o Portimonense empatou, porque o pontapé de Carlinhos desviou na barreira e traiu Adán – 1-1.
5 minutos depois, erro de Gonçalo Inácio que passou mal a Coates. Welinton Júnior antecipou-se, ganhou a bola e picou sobre Adán fazendo o 2-1! Quase sem nada fazer por isso os algarvios viam-se em vantagem na partida!
Pouco depois Nakajima ainda testou Adán e então o Sporting voltou a assentar jogo. Aos 37 Porro colocou em excelentes condições para Pote, que atirou ao lado. Aos 38, cruzamento de Matheus Reis e Tabata de cabeça na trave. Aos 40 Porro obrigou Samuel a uma defesa apertada após a marcação de um livre lateral.
O intervalo chegou com um surpreendente 2-1.
Para a 2ª parte o Sporting voltou a entrar a mandar claramente na partida (aliás, a perder, nem poderia ser de outra forma). Aos 61 minutos Marcus Edwards obrigou Samuel a boa defesa, e Pedro Porro falhou o golo na recarga.
Aos 62 minutos entrou em jogo Daniel Bragança, e o futebol sportinguista melhorou a olhos vistos. Aos 71 minutos, Porro colocou na área, Edwards só conseguiu desviar ligeiramente e Sarabia surgiu ao 2º poste a rematar para o melhor sítio – 2-2!
Aos 76, recuperação de Nuno Santos (mais um grande jogo), que colocou em Tabata na esquerda – este cruzou de forma perfeita para Sarabia emendar no lado contrário – 2-3!
Até final o Sporting ainda podia ter marcado mais, avultando um belíssimo remate de Daniel Bragança para grande defesa de Samuel Portugal.
O Sporting triunfou assim em Portimão após fazer uma exibição de bom nível, com um resultado muito enganador por não traduzir a evidentíssima superioridade da nossa equipa.
A equipa: Adán (5); Inácio (5), Coates (6) e Matheus Reis (6) – Esgaio (5) 46; Porro (7), Palhinha (5) – Ugarte (6) 56, Matheus Nunes (6) – Bragança (7) 62 e Nuno Santos (7); Edwards (8), Pote (5) – Sarabia (8) 56 e Tabata (8) – Rodrigo Ribeiro (2) 84.
Melhor sportinguista em campo – Sarabia.