Cardinal – “Tripeiro” com raça de Leão!

Fernando Alberto Santos Cardinal nasceu a 26 de junho de 1985 no Porto. Pivô, chegou ao Sporting para 2009/10 (proveniente do Freixieiro). Depois de 2 temporadas brilhantes e com muitos golos foi para o CSKA Moscovo, passando depois por Rio Ave, Inter Movistar e El Pozo Murcia, e regressando em 2017/18 até ao final da carreira (2021/22).

Construiu uma carreira brilhante e o facto de ser associado ao FC Porto e mesmo à sua classe mais mediática, os “Super Dragões”, não prejudicou o seu desempenho nem o afeto dos sportinguistas por ele.

Apesar de ter tido 2 gravíssimas lesões enquanto nosso jogador, conseguiu recuperar em pleno e voltar a ser o mesmo de sempre.

Na sua última temporada ganhou tudo a nível nacional e fechou mesmo com “chave de ouro” ao marcar um dos golos do último jogo da temporada, e que decidiu o título de Campeão Nacional frente ao Benfica: “Saio com o sentimento de dever cumprido. Ganhámos todas as competições frente ao eterno rival (…) Foi uma época fantástica, mas é difícil encontrar adjetivos para a classificar (…) Agora é desfrutar ao máximo junto da família. Que horas são? Daqui a uns 40 minutos comemoro mais um aniversário. E não podia ter melhor prenda”.

Fez 195 jogos pelo Sporting, tendo apontado 228 golos. Ganhou 2 Ligas dos Campeões, 5 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal, 2 Taças de Liga e 5 Supertaças!

Em 2010 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Especial Europeu.

123 vezes internacional português (97 golos).

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.