Auriol Dongmo conquistou medalha de prata no lançamento do peso dos Europeus!

15 de Agosto de 2022 – Auriol Dongmo conquistou a medalha de prata no lançamento do peso dos Campeonatos da Europa em Munique, na Alemanha. Na mesma prova, Jéssica Inchude terminou na 9ª posição.

A qualificação, de manhã, foi uma verdadeira demonstração de força de Auriol Dongmo, que, logo no 1º ensaio, superou os 18m60cm necessários para o apuramento direto com um lançamento de 19m32cm. Não lançou mais e ninguém se aproximou da portuguesa, com Jessica Schilder (Países Baixos) a ficar na 2ª posição da qualificação com 18m95cm.

Mais trabalho teve Jéssica Inchude, que começou com 17m18cm metros e subiu a fasquia para 17m64cm no 2º ensaio. No 3º chegou aos 17m38cm. A melhor marca chegou para terminar a qualificação na 11.ª posição, reservando assim um lugar na final.

Após qualificação, na zona de entrevistas rápidas e citada pela organização da prova, Auriol Dongmo mostrou-se satisfeita pela boa marca e apontava as baterias para o lugar mais alto do pódio: “Estou bem e muito feliz por conseguir a marca de qualificação para a final. Agora preciso de descansar um pouco para estar pronta. A temporada é dura e a viagem desde Eugene [nos EUA, onde se realizaram os Campeonatos do Mundo] foi muito difícil, principalmente devido ao fuso horário, mas tentámos lidar com isso da melhor forma. Agora, como todas as outras atletas, estou motivada para lugar para ganhar a medalha de ouro nos Europeus”.

À noite, a final começou com um bom lançamento de Auriol Dongmo: 19m29cm. No entanto, cedo se percebeu quem seria a principal rival na luta pelo ouro, uma vez que Jessica Schilder abriu o concurso com 19m47cm e, na 2ª tentativa, aumentou para 20m24cm. Em resposta a esta marca, Auriol Dongmo conseguiu 19m82cm, batendo assim o (seu) recorde de Portugal ao ar livre.

A campeã verde e branca tentou, de todas as formas, chegar aos 20 metros, mas não conseguiu, ficando-se pelos 19m01cm, por um nulo, pelos 19m46cm e, no último ensaio, pelos 19m52cm. Assim, Auriol Dongmo adicionou a medalha de prata nos Europeus ao ar livre aos ouros que tem no palmarés nos Mundiais e Europeus em pista coberta. A juntar a Auriol Dongmo e a Jessica Schilder, Jorinde van Klinken – também dos Países Baixos – completou o pódio ao ficar com o bronze.

“Não estou satisfeita, mas há 2 dias nem sabia se podia lançar porque tive uma lesão no braço. Por isso, ter conquistado a medalha deixa-me contente porque há 2 dias era mesmo difícil (…) Jessica Schilder merece o ouro porque é uma jovem que está a crescer e uma boa adversária(…) vou continuar a trabalhar até porque ainda há a Diamond League esta temporada”.

No caso de Jéssica Inchude, sabia-se que a tarefa ia ser mais complicada, tendo iniciado o concurso com um lançamento de 17m24cm. Seguiu-se uma tentativa nula e um último ensaio melhor, de 17m93cm. Em estreia em Campeonatos da Europa, a atleta do Sporting CP acabou por conseguir um meritório 9º lugar.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.