Basquetebol – Sporting-89 Benfica-84 – 2ª Supertaça para os leões!

17 de Setembro de 2022, sábado. Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas (cheio). A equipa de Basquetebol conquistou pela 2ª vez (e consecutiva) a Supertaça ao vencer o Benfica por 89-84.

O novo treinador leonino, Pedro Nuno Monteiro, escolheu para iniciar a contenda: Marcus LoVett Jr., Travante Williams, Marko Loncovic, Isaiah Armwood e Ivica Radić.

Dentro do 1º quarto, a perder por 11-7, o Sporting conseguiu um parcial favorável de 10-0 e virou o resultado para 17-11. Apesar de inicial, foi um momento muito importante do jogo. 33-28 era o resultado no final desse período.

O Benfica regressou melhor, comandou a 36-35, mas mais uma vez a reação leonina foi potentíssima com mais um parcial desnivelado (11-0) e o intervalo chegou com 48-37.

No 3º quarto Ivica Radić continuou a brilhar e Marcus LoVett Jr. a subir de rendimento com penetrações de grande qualidade. 69-54 era o resultado em novo descanso.

Tudo estava muito bem encaminhado, mas a verdade é que o Benfica “acordou” nos minutos finais (até 1 ponto de diferença – 83-82!) Aí, a qualidade e experiência do Sporting CP voltou a aparecer. Travante Williams acertou um lance livre e Marcus LoVett Jr. brilhou com 2 lances livres e um lançamento convertido. Diogo Ventura, também de lance livre, fechou as contas em 84-89 e rebentou a festa verde e branca em Torres Novas.

Com 22 pontos, Marcus LoVett Jr. foi o melhor marcador do dérbi, sendo que Ivica Radić (18 pontos) também esteve em clara evidência.

A equipa: Travante Williams (10), Ricardo Monteiro, Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (12), António Monteiro (4), João Fernandes (5), DJ Fenner (7), João Troni, Dinis Cherepenko, Isaiah Armwood (11), Ivica Radić (18) e Marcus LoVett Jr. (22).

No final Pedro Nuno Monteiro estava visivelmente feliz: “Trabalhámos muito. Os jogadores tiveram uma atitude incrível nos treinos e espero que continue assim. Se continuarmos neste caminho podemos não ganhar, mas estaremos nas decisões. Vamos dar uma boa imagem do Sporting”.

Diogo Ventura, base e capitão leonino, começou por criticar as condições em que a Supertaça se realizou, com muito calor: “Jogo muito disputado entre duas grandes equipas. Estivemos por cima o jogo todo, mas o Benfica nunca desiste e conseguiu recuperar. No final, tivemos mais experiência, talvez, e conseguimos ganhar o jogo. Ganhámos mais uma final ao Benfica, que é uma excelente equipa. Vai ser muito difícil ganharmos títulos este ano. Ganhámos o primeiro, agora vamos tentar o segundo, o terceiro e o quarto. O Basquetebol do Sporting CP, desde que regressou, ganhou 7 títulos em 10 possíveis. Não há muito a dizer!”

Post to Twitter

Deixe o seu comentário