2022 – 11ª Supertaça de Futsal conquistada, nos penaltis, frente ao Benfica!

25 de Setembro de 2022. Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. A nossa equipa de Futsal não se cansa de ganhar e estreou-se oficialmente em 2022/2023 com a conquista da Supertaça (11ª da sua História) ao derrotar o Benfica por 3-1 nos penaltis após um empate a 4-4 após prolongamento. Este foi o 8º título consecutivo do nosso Futsal nas competições nacionais!

Com Guitta, Erick Mendonça, João Matos, Alex Merlim e Diego Cavinato no cinco inicial, o início do jogo foi muito intenso, com grande equilíbrio. A partir de meio do 1º tempo, o Sporting começou a demonstrar ascendente e beneficiou de várias situações consecutivas para marcar – com destaque para o reforço Anton Sokolov, que “na cara” de André Sousa, falhou por centímetros.

Na 2ª parte vieram os golos. O Sporting CP fez o 1-0 logo aos 57 segundos, com João Matos a aproveitar um passe venenoso de Cavinato, só que apenas 43 segundos depois o Benfica chegou ao empate por Diego Nunes. Na resposta, logo no minuto seguinte, Erick não perdoou e assinou o 2-1 após livre de Merlim.

Então o ritmo da partida diminuiu com o Benfica a ir em busca do empate. No entanto, foi precisamente aí, e aproveitando uma recuperação de bola de Erick quando o guarda-redes encarnado Léo Gugiel jogava adiantado para criar vantagem numérica, que Esteban Guerrero fez o 3-1 de baliza aberta à passagem dos 12 minutos de jogo.

Nos momentos seguintes o Benfica teve mais bola, até porque continuou a apostar nos avanços do guardião Léo Gugiel. Ao mesmo tempo, Guitta ia travando alguns remates dos encarnados, mas voltaram a ser os leões a ficar mais perto de dilatar a margem num lance em que Erick, também de baliza aberta após recuperação, falhou por pouco.

Já na parte final o Benfica conseguiu chegar ao empate no espaço de 3 minutos! e relançou a discussão. Aos 16 Rocha reduziu para 3-2 na sequência de uma bola perdida na área, e já com Ivan Chishkala a assumir o papel de guarda-redes avançado no 5×4 das águias, aos 18, Arthur apontou a igualdade e deixou tudo em aberto.

Nos últimos segundos Merlim ainda beneficiou de um livre direto, mas o guarda-redes Léo Gugiel defendeu…

Na 1ª metade do prolongamento o Benfica começou por acertar na barra por Afonso Jesus, mas logo a seguir Esteban Guerrero, Pany Varela e Zicky também podiam ter marcado – foi Sokolov a fazê-lo a pouco mais de 1 minutos do intervalo. Quando parecia que o Sporting CP ia para a 2ª parte em vantagem, Chishkala empatou com apenas 8 segundos para jogar! (aguenta coração!)

Na 2ª parte o ritmo eletrizante manteve-se e Sokolov podia ter feito novo golo logo no arranque, mas a bola saiu ao lado. A partir daí, o equilíbrio voltou a ser a palavra de ordem, mas desta feita sem grandes oportunidades de parte a parte. As exceções surgiram por Arthur, para o Benfica, e Pany, para o Sporting – que falhou o último toque à boca da baliza adversária.

A decisão ficou então mais uma vez adiada, agora para os pontapés de penalti. Aí, Bernardo Paçó assumiu a baliza leonina e foi o grande herói da tarde, ao travar os remates de Arthur e Diego Nunes depois de já ter visto Rocha atirar ao poste. Cavinato, Pany e Erick converteram os respectivos lances e confirmaram dessa forma o triunfo leonino!

O Sporting CP, que garantiu assim a conquista da 5ª Supertaça consecutiva. Alinharam: Guitta [GR], Erick Mendonça, João Matos [C], Alex Merlim e Diego Cavinato; Bernardo Paçó [GR], Anton Sokolov, Pany Varela, Hugo Neves, Tomás Paçó, Zicky Té, Esteban Guerrero.

Garantida a conquista a festa fez-se em tons de verde e branco!

O treinador Nuno Dias: “Para mim é como se fosse a 1ª Supertaça. Gosto muito de ganhar e é um orgulho enorme a treinar estes atletas, que dão tudo mesmo quando as forças já não existem. Foi um grande jogo e seria justo qualquer equipa vencer, mas caiu para nós e fizemos por merecer. O Bernardo Paçó no fim esteve muito bem e defendeu 3 grandes penalidades. O Benfica fez grandes finalizações, o Guitta não teve qualquer hipótese na maior parte delas. Acho que não teve tanto a ver com erros nossos, mas sim com o acerto do Benfica. É uma equipa com qualidade e que nos dificultou. No prolongamento tivemos muitas dificuldades em termos físicos para segurar a vantagem. Ainda assim, os jogadores e o público estão de parabéns pela forma como apoiaram (…) Toda a gente sabe a aposta que o Benfica fez esta época para quebrar a hegemonia do Sporting. Estão a fazer o papel deles e cabe-nos fazer o nosso. Hoje fizemos o nosso trabalho muito bem feito e conquistar 8 troféus consecutivos em Portugal só está mesmo ao nível dos melhores. Para mim é um orgulho treinar os melhores”.

O capitão João Matos: “Hoje foi especial porque depois de dois plenos consecutivos em competições internas, começar a época desta forma e dar continuidade ao processo que temos vindo a ter é espetacular. Hoje não fizemos um jogo muito bem conseguido, mas fomos eficazes, estivemos quase sempre na frente do marcador e depois nos penáltis tivemos um grande Bernardo Paçó. Fomos competentes e uns justos vencedores. Mais uma vez, a alma do Sporting esteve presente e estamos de parabéns por isso (…) Somos uns felizardos por poder contar com o apoio constante dos sportinguistas. Temos vindo numa onda vitoriosa e isso atrai mais público, mas a verdade é que estiveram do nosso lado a apoiar em todos os momentos. Agora é importante dar continuidade e semana após semana eles estarem presentes. Jogamos muito por eles porque merecem esse esforço pelo tempo que perdem para nos apoiar”.

Bernardo Paçó, o herói da tarde: “Penáltis? Não digo que estivesse trabalhado, porque há uma pressão muito grande e não dá para simular o que é uma decisão nos penáltis, mas estava muito focado. Já sabia que se chegasse às grandes penalidades tinha de entrar, fui-me focando durante o prolongamento e felizmente correu bem. É inexplicável ser tão útil numa grande vitória do Sporting CP, espero que continuemos a dar títulos ao clube. Com o apoio fantástico dos sportinguistas, somos muito melhores. Eles tratam-nos de uma forma fantástica e apoiam-nos do início ao fim”.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.