Triunfo frente ao Porto em jogo acidentado

21 de Março de 2005. No 5º lugar do Campeonato Nacional a 6 pontos do Benfica e a 3 do FC Porto, o Sporting recebeu os portistas numa partida fundamental. Antes do encontro Naide Gomes subiu ao relvado envolvida numa bandeira do Sporting e foi aplaudida de pé pela sua recente vitória nos Europeus de Pista Coberta em Madrid na prova do salto em comprimento.

Sob a orientação de José Peseiro, o Sporting alinhou com: Ricardo; Rogério, Beto, Enakarhire (Miguel Garcia) e Rui Jorge; João Moutinho; Sá Pinto (Carlos Martins), Hugo Viana e Pedro Barbosa (cap); Liedson e Douala (Niculae).

Os leões, apesar da formação de notório pendor ofensivo, não entraram bem no jogo, mas foram a pouco e pouco ganhando supremacia (fruto duma “raça” impressionante), remetendo o adversário ao seu meio campo defensivo. Na 1ª meia hora Liedson (por duas vezes) esteve muito perto de marcar. Aos 35 minutos surgiu o 1º caso do jogo com McCarthy a dar uma cotovelada em Rui Jorge e a ser expulso pelo árbitro João Ferreira. Mais se acentuou aí o domínio leonino, que entrou no 2º tempo com a mesma disposição ofensiva. Mais minuto menos minuto o golo haveria de surgir e assim foi, por Liedson, aos 62 minutos, na conversão dum penalty a castigar mão de Seitaridis (também expulso). A jogar contra 9 o Sporting podia e devia ter sido mais agressivo no intuito de procurar, pelo menos, igualar a marca de 3-0 com que havia sido batido no Dragão, e que poderia ser decisiva para o desfecho final do Campeonato. Ainda assim Douala atirou uma bola à trave, e Liedson, com tudo para marcar, fez um chapéu um pouco alto de mais a Vítor Baía. Finalmente, aos 90 minutos, lá surgiu o 2-0 por Carlos Martins após uma jogada de grande insistência.

O resultado final acabou por ser agradável mas curto face às necessidades e ao futebol praticado pelos leões. No final o técnico José Peseiro afirmou: “Foi uma vitória justíssima da melhor equipa, da que mostrou maior qualidade e criou mais situações de golo”.

Com este triunfo o Sporting colocou-se no 3º lugar com os mesmos pontos do 2º (Sporting de Braga) e a 6 pontos do Benfica.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário